sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

OMS pede 107 milhões de euros para resposta global ao vírus Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou hoje o plano estratégico de resposta à epidemia do vírus Zika, centrado na prevenção e gestão dos efeitos da doença e para o qual são necessários 107 milhões de euros.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

"Aprendemos muito sobre a infeção do vírus Zika, como se transmite, consequências e prioridades para o seu controlo desde que desenvolvemos a primeira resposta", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no comunicado sobre este plano para os próximos 18 meses.

"Agora a resposta precisa de uma estratégia integrada que coloque as mulheres em idade fértil no centro", acrescentou.

O atual surto surgiu no final do ano passado, no Brasil, e as autoridades sanitárias detetaram a transmissão local do vírus em mais de 60 países.

Para a OMS, há evidências científicas da relação entre o contágio com o vírus e o aumento de casos de malformação congénita em recém-nascidos, especialmente microcefalia e síndrome de Guillian-Barré, que causa paralisia muscular e pode afetar os pulmões.

A doença foi também relacionada com outros transtornos neurológicos e problemas auditivos e de visão.

A OMS recomenda que as pessoas residentes ou de visita a áreas afetadas se protejam das picadas e usem preservativos, uma vez que se demonstrou o contágio através do sémen de homens infetados.

Às grávidas, a OMS recomenda que não viajem para as zonas afetadas, e se os parceiros viajaram para essas zonas, a organização do sistema da ONU aconselha o uso do preservativo ou a abstinência sexual.

O plano dá especial destaque à gestão das complicações da infeção, pedindo um aumento das capacidades de resposta em todos os países afetados e naqueles que possam vir a estar.

Pede também um esforço adicional na área da comunicação para que todas as mulheres em idade fértil e companheiros tenham consciência dos riscos da doença e formas de contágio.

Outros elementos incluem o controlo do mosquito 'Aedes aegyti', responsável também pela transmissão do Dengue, Chikungunya e febre amarela e aconselhamento em educação sexual e saúde reprodutiva, "no contexto social e legal de cada país onde há transmissão", de acordo com o comunicado.

A OMS afirmou precisar de 107 milhões de euros até 2017 para a aplicação deste plano.

A comissão de emergências da OMS confirmou na terça-feira que a epidemia do vírus Zika é uma emergência sanitária internacional.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.