sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

OMS pede 107 milhões de euros para resposta global ao vírus Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou hoje o plano estratégico de resposta à epidemia do vírus Zika, centrado na prevenção e gestão dos efeitos da doença e para o qual são necessários 107 milhões de euros.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

"Aprendemos muito sobre a infeção do vírus Zika, como se transmite, consequências e prioridades para o seu controlo desde que desenvolvemos a primeira resposta", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no comunicado sobre este plano para os próximos 18 meses.

"Agora a resposta precisa de uma estratégia integrada que coloque as mulheres em idade fértil no centro", acrescentou.

O atual surto surgiu no final do ano passado, no Brasil, e as autoridades sanitárias detetaram a transmissão local do vírus em mais de 60 países.

Para a OMS, há evidências científicas da relação entre o contágio com o vírus e o aumento de casos de malformação congénita em recém-nascidos, especialmente microcefalia e síndrome de Guillian-Barré, que causa paralisia muscular e pode afetar os pulmões.

A doença foi também relacionada com outros transtornos neurológicos e problemas auditivos e de visão.

A OMS recomenda que as pessoas residentes ou de visita a áreas afetadas se protejam das picadas e usem preservativos, uma vez que se demonstrou o contágio através do sémen de homens infetados.

Às grávidas, a OMS recomenda que não viajem para as zonas afetadas, e se os parceiros viajaram para essas zonas, a organização do sistema da ONU aconselha o uso do preservativo ou a abstinência sexual.

O plano dá especial destaque à gestão das complicações da infeção, pedindo um aumento das capacidades de resposta em todos os países afetados e naqueles que possam vir a estar.

Pede também um esforço adicional na área da comunicação para que todas as mulheres em idade fértil e companheiros tenham consciência dos riscos da doença e formas de contágio.

Outros elementos incluem o controlo do mosquito 'Aedes aegyti', responsável também pela transmissão do Dengue, Chikungunya e febre amarela e aconselhamento em educação sexual e saúde reprodutiva, "no contexto social e legal de cada país onde há transmissão", de acordo com o comunicado.

A OMS afirmou precisar de 107 milhões de euros até 2017 para a aplicação deste plano.

A comissão de emergências da OMS confirmou na terça-feira que a epidemia do vírus Zika é uma emergência sanitária internacional.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.