sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

OMS pede 107 milhões de euros para resposta global ao vírus Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou hoje o plano estratégico de resposta à epidemia do vírus Zika, centrado na prevenção e gestão dos efeitos da doença e para o qual são necessários 107 milhões de euros.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

"Aprendemos muito sobre a infeção do vírus Zika, como se transmite, consequências e prioridades para o seu controlo desde que desenvolvemos a primeira resposta", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no comunicado sobre este plano para os próximos 18 meses.

"Agora a resposta precisa de uma estratégia integrada que coloque as mulheres em idade fértil no centro", acrescentou.

O atual surto surgiu no final do ano passado, no Brasil, e as autoridades sanitárias detetaram a transmissão local do vírus em mais de 60 países.

Para a OMS, há evidências científicas da relação entre o contágio com o vírus e o aumento de casos de malformação congénita em recém-nascidos, especialmente microcefalia e síndrome de Guillian-Barré, que causa paralisia muscular e pode afetar os pulmões.

A doença foi também relacionada com outros transtornos neurológicos e problemas auditivos e de visão.

A OMS recomenda que as pessoas residentes ou de visita a áreas afetadas se protejam das picadas e usem preservativos, uma vez que se demonstrou o contágio através do sémen de homens infetados.

Às grávidas, a OMS recomenda que não viajem para as zonas afetadas, e se os parceiros viajaram para essas zonas, a organização do sistema da ONU aconselha o uso do preservativo ou a abstinência sexual.

O plano dá especial destaque à gestão das complicações da infeção, pedindo um aumento das capacidades de resposta em todos os países afetados e naqueles que possam vir a estar.

Pede também um esforço adicional na área da comunicação para que todas as mulheres em idade fértil e companheiros tenham consciência dos riscos da doença e formas de contágio.

Outros elementos incluem o controlo do mosquito 'Aedes aegyti', responsável também pela transmissão do Dengue, Chikungunya e febre amarela e aconselhamento em educação sexual e saúde reprodutiva, "no contexto social e legal de cada país onde há transmissão", de acordo com o comunicado.

A OMS afirmou precisar de 107 milhões de euros até 2017 para a aplicação deste plano.

A comissão de emergências da OMS confirmou na terça-feira que a epidemia do vírus Zika é uma emergência sanitária internacional.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC