sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vacina contra o Zika vai ser testada em humanos pela primeira vez

Uma vacina experimental contra o vírus Zika vai começar a ser testada em seres humanos nas próximas semanas, depois da aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos da América.

© Karoly Arvai / Reuters

A empresa farmacêutica Inovio recebeu autorização para começar os primeiros testes da vacina contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Esta vacina destina-se a preparar o sistema imunitário para combater o Zika, introduzindo material geneticamente modificado que imita o vírus.

Nas próximas semanas, a Inovio e a sua parceira GeneOne Life Science pretendem começar um estudo em 40 pessoas para determinar a dose mais segura e eficaz da vacina. Os responsáveis esperam obter resultados até ao final de 2016.

Atualmente, não existem medicamentos aprovados contra o Zika, vírus que se propaga sobretudo através da picada de um mosquito tropical, Aedes Aegypti.

Na maior parte das pessoas a picada causa apenas uma doença leve e rápida.

Contudo, a picada do mosquito pode levar à morte do feto e a graves malformações congénitas nos filhos de mulheres infetadas durante a gravidez.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.