sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vacina contra o Zika vai ser testada em humanos pela primeira vez

Uma vacina experimental contra o vírus Zika vai começar a ser testada em seres humanos nas próximas semanas, depois da aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos da América.

© Karoly Arvai / Reuters

A empresa farmacêutica Inovio recebeu autorização para começar os primeiros testes da vacina contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Esta vacina destina-se a preparar o sistema imunitário para combater o Zika, introduzindo material geneticamente modificado que imita o vírus.

Nas próximas semanas, a Inovio e a sua parceira GeneOne Life Science pretendem começar um estudo em 40 pessoas para determinar a dose mais segura e eficaz da vacina. Os responsáveis esperam obter resultados até ao final de 2016.

Atualmente, não existem medicamentos aprovados contra o Zika, vírus que se propaga sobretudo através da picada de um mosquito tropical, Aedes Aegypti.

Na maior parte das pessoas a picada causa apenas uma doença leve e rápida.

Contudo, a picada do mosquito pode levar à morte do feto e a graves malformações congénitas nos filhos de mulheres infetadas durante a gravidez.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.