sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vacina contra o Zika vai ser testada em humanos pela primeira vez

Uma vacina experimental contra o vírus Zika vai começar a ser testada em seres humanos nas próximas semanas, depois da aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos da América.

© Karoly Arvai / Reuters

A empresa farmacêutica Inovio recebeu autorização para começar os primeiros testes da vacina contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Esta vacina destina-se a preparar o sistema imunitário para combater o Zika, introduzindo material geneticamente modificado que imita o vírus.

Nas próximas semanas, a Inovio e a sua parceira GeneOne Life Science pretendem começar um estudo em 40 pessoas para determinar a dose mais segura e eficaz da vacina. Os responsáveis esperam obter resultados até ao final de 2016.

Atualmente, não existem medicamentos aprovados contra o Zika, vírus que se propaga sobretudo através da picada de um mosquito tropical, Aedes Aegypti.

Na maior parte das pessoas a picada causa apenas uma doença leve e rápida.

Contudo, a picada do mosquito pode levar à morte do feto e a graves malformações congénitas nos filhos de mulheres infetadas durante a gravidez.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.