sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vacina contra o Zika vai ser testada em humanos pela primeira vez

Uma vacina experimental contra o vírus Zika vai começar a ser testada em seres humanos nas próximas semanas, depois da aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos da América.

© Karoly Arvai / Reuters

A empresa farmacêutica Inovio recebeu autorização para começar os primeiros testes da vacina contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Esta vacina destina-se a preparar o sistema imunitário para combater o Zika, introduzindo material geneticamente modificado que imita o vírus.

Nas próximas semanas, a Inovio e a sua parceira GeneOne Life Science pretendem começar um estudo em 40 pessoas para determinar a dose mais segura e eficaz da vacina. Os responsáveis esperam obter resultados até ao final de 2016.

Atualmente, não existem medicamentos aprovados contra o Zika, vírus que se propaga sobretudo através da picada de um mosquito tropical, Aedes Aegypti.

Na maior parte das pessoas a picada causa apenas uma doença leve e rápida.

Contudo, a picada do mosquito pode levar à morte do feto e a graves malformações congénitas nos filhos de mulheres infetadas durante a gravidez.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.