sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Novos casos de Zika e de dengue no Brasil reduzidos quase a zero

Os casos de Zika e de dengue no Brasil diminuíram 99,9% e 99,2% respetivamente, entre fevereiro e maio deste ano, mais do que o esperado, informou hoje o Ministério da Saúde.

© Ivan Alvarado / Reuters

"Neste ano, o declínio de casos começou antes do previsto, uma vez que, historicamente, o pico das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é em abril", diagnosticou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Em 2016, o pico da maior incidência de notificações do vírus Zika foi registado na terceira semana de fevereiro, com 16.059 casos, sendo que na última semana de maio, os registos caíram para 12.

O vírus Zika está presente em 60 países, sendo o Brasil o país mais afetado pela atual epidemia.

Já o pico de dengue ocorreu antes do previsto, na última semana de fevereiro, com 106.210 casos contabilizados, enquanto na última semana de maio contaram-se somente 779 casos em todo o país.

Historicamente, a redução no número de casos de dengue era observada a partir do mês de junho, segundo a tutela.

O titular da pasta da Saúde atribuiu os números "às ações de combate ao mosquito de dengue, Zika e chikungunya, que foram intensificadas no país desde o fim do ano passado".

Contudo, desde o início do ano até 28 de maio, foram contabilizados 122.762 casos prováveis de chikungunya, enquanto no período homólogo do ano anterior houve 13.160 casos.

"Neste ano, foram registados 17 óbitos pela doença, que ainda precisam de ser investigados mais detalhadamente, para que seja possível determinar se há outros fatores associados, como doenças prévias, uso de medicamentos, entre outros", lê-se num comunicado da tutela.

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil têm gerado maiores preocupações por causa da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro este ano.

No entanto, o ministro da Saúde lembrou que durante o campeonato do mundo de futebol de 2014, as pessoas também tinham muito receio de vir ao Brasil e apanhar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas, durante o evento, apenas foram registados três casos em turistas.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.