sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Espanha tem primeiro caso de vírus Zika por transmissão sexual

Uma mulher residente em Madrid foi contaminada com o vírus Zika pelo seu companheiro, recém-regressado da América Latina, tornando-se o primeiro caso de transmissão sexual conhecido em Espanha, anunciou um porta-voz dos serviços sanitários madrilenos.

© Ivan Alvarado / Reuters

A doente não estava grávida quando foi infetada pelo vírus e não apresenta "complicações clínicas", indicou o porta-voz, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

O seu companheiro tinha estado entre abril e maio num país da América Latina que não foi nomeado, e o diagnóstico de contaminação pelo vírus Zika foi feito quando regressou a Espanha.

Algumas semanas depois, a mulher apresentava os sintomas da doença.

A nacionalidade e a idade dos doentes não foram especificadas.

O mosquito 'Aedes Aegypti' é considerado como sendo o principal vetor de transmissão do vírus Zika, mas uma dezena de países relataram casos de transmissão por via sexual.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.