sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru declara estado de emergência devido ao vírus Zika

As autoridades do Peru declararam hoje estado de emergência, no norte do país, depois de serem confirmados 102 casos de pessoas infetadas com o vírus Zika.

© Mariana Bazo / Reuters

O período de emergência foi anunciado pelo El Peruano, que assegurou que o Ministério da Saúde e as autoridades locais estão a trabalhar para prevenir a transmissão da doença, que é transportada, maioritariamente, por mosquitos.

Os casos detetados incluem, até agora, 34 mulheres grávidas. O vírus Zika pode causar microcefalia nos bebés, um defeito de nascença normalmente raro, que se manifesta por um crânio e cérebro anormalmente pequenos e por possíveis danos neurológicos.

Um surto de Zika, no Brasil, onde cerca de 1600 bebés nasceram com este defeito, suscitou preocupações com a saúde dos atletas e visitantes no Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, no próximo mês.

Existem cada vez mais indícios que permitem concluir que o vírus Zika pode também ser transmitido sexualmente.

Em adultos e crianças é, normalmente, associado a sintomas de gripe moderados e irritações cutâneas. Por outro lado, este vírus é associado a problemas neurológicos, potencialmente fatais, como o síndroma de Guillain-Barre.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.