sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru declara estado de emergência devido ao vírus Zika

As autoridades do Peru declararam hoje estado de emergência, no norte do país, depois de serem confirmados 102 casos de pessoas infetadas com o vírus Zika.

© Mariana Bazo / Reuters

O período de emergência foi anunciado pelo El Peruano, que assegurou que o Ministério da Saúde e as autoridades locais estão a trabalhar para prevenir a transmissão da doença, que é transportada, maioritariamente, por mosquitos.

Os casos detetados incluem, até agora, 34 mulheres grávidas. O vírus Zika pode causar microcefalia nos bebés, um defeito de nascença normalmente raro, que se manifesta por um crânio e cérebro anormalmente pequenos e por possíveis danos neurológicos.

Um surto de Zika, no Brasil, onde cerca de 1600 bebés nasceram com este defeito, suscitou preocupações com a saúde dos atletas e visitantes no Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, no próximo mês.

Existem cada vez mais indícios que permitem concluir que o vírus Zika pode também ser transmitido sexualmente.

Em adultos e crianças é, normalmente, associado a sintomas de gripe moderados e irritações cutâneas. Por outro lado, este vírus é associado a problemas neurológicos, potencialmente fatais, como o síndroma de Guillain-Barre.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.