sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru declara estado de emergência devido ao vírus Zika

As autoridades do Peru declararam hoje estado de emergência, no norte do país, depois de serem confirmados 102 casos de pessoas infetadas com o vírus Zika.

© Mariana Bazo / Reuters

O período de emergência foi anunciado pelo El Peruano, que assegurou que o Ministério da Saúde e as autoridades locais estão a trabalhar para prevenir a transmissão da doença, que é transportada, maioritariamente, por mosquitos.

Os casos detetados incluem, até agora, 34 mulheres grávidas. O vírus Zika pode causar microcefalia nos bebés, um defeito de nascença normalmente raro, que se manifesta por um crânio e cérebro anormalmente pequenos e por possíveis danos neurológicos.

Um surto de Zika, no Brasil, onde cerca de 1600 bebés nasceram com este defeito, suscitou preocupações com a saúde dos atletas e visitantes no Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, no próximo mês.

Existem cada vez mais indícios que permitem concluir que o vírus Zika pode também ser transmitido sexualmente.

Em adultos e crianças é, normalmente, associado a sintomas de gripe moderados e irritações cutâneas. Por outro lado, este vírus é associado a problemas neurológicos, potencialmente fatais, como o síndroma de Guillain-Barre.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..