sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru declara estado de emergência devido ao vírus Zika

As autoridades do Peru declararam hoje estado de emergência, no norte do país, depois de serem confirmados 102 casos de pessoas infetadas com o vírus Zika.

© Mariana Bazo / Reuters

O período de emergência foi anunciado pelo El Peruano, que assegurou que o Ministério da Saúde e as autoridades locais estão a trabalhar para prevenir a transmissão da doença, que é transportada, maioritariamente, por mosquitos.

Os casos detetados incluem, até agora, 34 mulheres grávidas. O vírus Zika pode causar microcefalia nos bebés, um defeito de nascença normalmente raro, que se manifesta por um crânio e cérebro anormalmente pequenos e por possíveis danos neurológicos.

Um surto de Zika, no Brasil, onde cerca de 1600 bebés nasceram com este defeito, suscitou preocupações com a saúde dos atletas e visitantes no Rio de Janeiro, para os Jogos Olímpicos, no próximo mês.

Existem cada vez mais indícios que permitem concluir que o vírus Zika pode também ser transmitido sexualmente.

Em adultos e crianças é, normalmente, associado a sintomas de gripe moderados e irritações cutâneas. Por outro lado, este vírus é associado a problemas neurológicos, potencialmente fatais, como o síndroma de Guillain-Barre.

Lusa

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.