sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil confirma 1.709 casos de microcefalia devido ao vírus Zika

O Brasil contabiliza 1.709 casos de microcefalia em recém-nascidos no Brasil desde outubro do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro.

© Nacho Doce / Reuters

De acordo com a tutela, 267 dos casos tiveram confirmação em laboratório para o vírus Zika, mas "esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus".

"A pasta (Ministério da Saúde) considera que houve infeção pelo Zika na maioria das mães que tiveram bebés com diagnóstico final de microcefalia", lê-se na nota governamental.

A região Nordeste tem a maior parte dos casos confirmados de microcefalia (1.466), sobretudo nos Estados de Pernambuco, Bahia e Paraíba.

De acordo com o mais recente boletim da tutela, com dados até 16 de julho, "outros 3.182 casos permanecem sob investigação".

Dos 8.571 casos notificados desde outubro do ano passado, "3.680 foram descartados por apresentarem exames normais, por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não infecciosas" ou por "não se enquadrarem na definição de caso".

Também foram registadas 354 mortes por suspeita de microcefalia ou outra alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gravidez.

O Brasil é um dos países mais afetados pelo vírus Zika e com mais casos de microcefalia associados ao vírus, embora a má-formação também possa estar relacionada com outros agentes infecciosos.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.