sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Malásia regista o primeiro caso suspeito de Zika

A Malásia registou hoje o primeiro caso suspeito de Zika numa mulher de 58 anos que as autoridades acreditam ter contraído o vírus em Singapura, onde mais de 100 casos foram confirmados.

A mulher malaia tinha feito uma viagem, no final de agosto, a Singapura, para visitar a sua filha, que já testou positivo ao vírus, segundo um comunicado do Ministério da Saúde malaio.

Depois de regressar a casa, perto da capital Kuala Lumpur, a mulher sentiu-se mal e foi diagnosticada como um caso "suspeito" de Zika, com base num teste de urina. Uma confirmação final está dependente de um teste de sangue.

"Suspeita-se que a fonte da infeção tenha ocorrido em Singapura", diz o comunicado.

Em Singapura, o número de infetados subiu para 115, sendo detetado na quarta-feira à noite o primeiro caso de transmissão a uma grávida.

O Zika é transmitido pelo mosquito 'Aedes aegypti' e causa sintomas parecidos ao dengue.

O vírus pode causar artrite crónica e tem sido ligado a malformações em fetos.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.