sicnot

Perfil

Vistos gold

Vistos gold

Vistos Gold

Instrução do processo dos Vistos Gold começa na próxima terça-feira

A instrução do caso dos vistos gold, que envolve um ex-ministro e altos quadros da administração pública, arranca na terça-feira, com inquirição de testemunhas, segundo fontes ligadas ao processo.

As fontes referiram que a instrução foi requerida por Xia Baoling, um dos três arguidos chineses, pelo ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo e por dois outros arguidos, sendo um deles João Salgado, administrador ligado à Coimbra Editora.

O juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), já agendou o debate instrutório para os dias 15 e 16 de março, findo o qual será marcada a data da leitura do despacho de pronúncia ou de arquivamento.

A fase de instrução é dirigida por um juiz e visa a comprovação judicial da decisão do Ministério Público (MP) de acusar e enviar para julgamento os arguidos.

A instrução tem carácter facultativo e basta um dos arguidos requerer a sua abertura para que os outros possam beneficiar desta fase processual, que decidirá se há ou não julgamento.

A acusação do processo vistos gold, que foi proferida em meados de novembro, teve de ser traduzida pelo MP para mandarim, o que levou cerca de dois meses.

Só depois da tradução é que os arguidos chineses, Zhu Xiaodong, Zhu Baoe e Xia Baoling, foram devidamente notificados da acusação na sua língua de origem para que possam entender os factos que lhes são imputados.

No total, são acusados 17 arguidos, incluindo o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, o ex-diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Manuel Jarmela Palos, o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo e ex-secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes.

A Operação Labirinto, que envolveu várias buscas e 11 detenções, em novembro de 2014, está relacionada com a aquisição de vistos gold e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46