sicnot

Perfil

Vistos gold

Vistos gold

Vistos Gold

Instrução do processo dos Vistos Gold começa na próxima terça-feira

A instrução do caso dos vistos gold, que envolve um ex-ministro e altos quadros da administração pública, arranca na terça-feira, com inquirição de testemunhas, segundo fontes ligadas ao processo.

As fontes referiram que a instrução foi requerida por Xia Baoling, um dos três arguidos chineses, pelo ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo e por dois outros arguidos, sendo um deles João Salgado, administrador ligado à Coimbra Editora.

O juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), já agendou o debate instrutório para os dias 15 e 16 de março, findo o qual será marcada a data da leitura do despacho de pronúncia ou de arquivamento.

A fase de instrução é dirigida por um juiz e visa a comprovação judicial da decisão do Ministério Público (MP) de acusar e enviar para julgamento os arguidos.

A instrução tem carácter facultativo e basta um dos arguidos requerer a sua abertura para que os outros possam beneficiar desta fase processual, que decidirá se há ou não julgamento.

A acusação do processo vistos gold, que foi proferida em meados de novembro, teve de ser traduzida pelo MP para mandarim, o que levou cerca de dois meses.

Só depois da tradução é que os arguidos chineses, Zhu Xiaodong, Zhu Baoe e Xia Baoling, foram devidamente notificados da acusação na sua língua de origem para que possam entender os factos que lhes são imputados.

No total, são acusados 17 arguidos, incluindo o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, o ex-diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Manuel Jarmela Palos, o ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado António Figueiredo e ex-secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes.

A Operação Labirinto, que envolveu várias buscas e 11 detenções, em novembro de 2014, está relacionada com a aquisição de vistos gold e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.