sicnot

Perfil

Vistos gold

Vistos gold

Vistos Gold

Ex-diretor do SEF nega ter recebido vinho para agilizar processo

M\303\201RIO CRUZ

O ex-diretor do SEF Jarmela Palos negou esta segunda-feira ter interferido no processo de regularização da residência da filha do casal chinês arguido no caso vistos gold e ter recebido garrafas de vinho de Zhu Xiandong.

Confrontado em tribunal com uma escuta telefónica em que fala com António Figueiredo, ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), sobre o processo de residência em Portugal da jovem chinesa Miao Miao, Jarmela Palos insistiu não ter tido qualquer interferência e lembrou que este processo administrativo já se encontrava na Casa da Moeda para emissão de visto.

Questionado pelo juiz presidente Francisco Henriques sobre se não achava estranho falar com o então presidente do IRN, também arguido no processo vistos Gold, sobre Miao Miao, Jarmela Palos contrapôs, dizendo que achava "perfeitamente normal", porque se tratava de uma chamada institucional.

"Não vejo nada de anormal na chamada. Era o presidente do IRN a perguntar", disse Jarmela Palos num depoimento que demorou quase três horas.

Confrontado pelo juiz com a "história das duas garrafas de vinho", que alegadamente recebeu de Zhu Xiandong, Jarmela Palos garantiu que não as tinha recebido e que quem eventualmente as recebeu no SEF violou as normas impostas pelo seu gabinete. "Só entravam no gabinete do diretor nacional lembranças institucionais. Nunca ninguém me disse no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que tinha recebido as garrafas. Não as recebi, não as levei para casa", salientou Palos.

A única referência a bebidas alcoólicas, acrescentou, foi quando muito perto do Natal, António Figueiredo lhe telefonou a dizer que "tinha lá uma pinguinha" para lhe entregar e que isso se enquadrava nas "lembranças institucionais".

Foi nessa altura, admitiu, que António Figueiredo passou o telefone a Zhu que lhe queria desejar um bom Natal. No seu depoimento, Jarmela Palos afirmou que não houve um único processo por si despachado em que não estivessem preenchidos os requisitos essenciais para a concessão de autorização de residência e que não teve qualquer interferência no processo que consta dos autos.

O ex-diretor do SEF foi detido para interrogatório em setembro de 2014, e está acusado de corrupção passiva e dois crimes de prevaricação, tendo sido alvo de um processo disciplinar instaurado pela Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), em setembro de 2015.

Em maio de 2016, o juiz Carlos Alexandre revogou a medida de coação de suspensão de funções. O processo vistos Gold prossegue na terça-feira de manhã, na instância Central criminal de Lisboa, com a continuação do depoimento de Jarmela Palos.

O julgamento do processo Vistos Gold/Operação Labirinto conta com 21 arguidos - 17 pessoas singulares e quatro empresas - e está relacionado com indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência na aquisição de vistos gold.

Entre os arguidos estão o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, a ex-secretária geral da justiça Maria Antónia Anes e o empresário da área da saúde Paulo Lalanda e Castro.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.