sicnot

Perfil

Voo MH370

Faz hoje um ano que desapareceu o avião das Linhas Aéreas da Malásia

Faz hoje um ano que desapareceu o avião das Linhas Aéreas da Malásia

A investigação internacional sobre o desaparecimento do voo MH370 não encontrou qualquer elemento para incriminar os membros da tripulação nem qualquer anomalia mecânica, afirmam os especialistas independentes num relatório preliminar publicado hoje, exatamente um ano depois do desaparecimento.

"Nenhum sinal comportamental de isolamento social, de mudanças de hábitos ou de focos de interesses, de negligência, de consumo de droga ou de álcool, tanto do piloto e do co-piloto como do pessoal da cabine", indica o documento publicado em Kuala Lumpur.

 

A investigação também não encontrou qualquer evidência de anomalia mecânica no Boeing 777 da companhia da Malaysian Airlines antes de desaparecer a 8 de março de 2014.

 

A equipa de investigadores analisou os perfis pessoais, psicológicos e financeiros do piloto e do co-piloto, bem como dos 10 membros do pessoal de cabine do voo MH370.

 

Assim, mantém-se desconhecida a causa do desaparecimento do Boeing 777 que fazia a ligação em Kuala Lumpur e Pequim com 227 passageiros, dos quais dois terços chineses, e 12 membros da tripulação a bordo.

 

Hoje, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que o país continua empenhado em descobrir o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido há um ano quando ligava a capital do país a Pequim.

 

Sob o número MH370, o Boeing 777 desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois de ter descolado de Kuala Lumpur.

 

Antes de desaparecer dos radares e de forma propositada, alguém, dentro do aparelho, desligou todos os aparelhos que permitiriam a localização do avião e inverteu o sentido do voo para sul.

 

"Em conjunto com os nossos parceiros internacionais seguimos as poucas pistas que temos, mas continuamos empenhados em descobrir o MH370", disse Najib Razak.

 

Atualmente as buscas decorrem no Índico numa zona com uma área de 60.000 quilómetros quadrados e são dirigidas pela Austrália e Najib Razak disse acreditar que o aparelho será encontrado.

 

A China fez saber também hoje que não vai desistir das buscas, até porque a maioria das 239 pessoas a bordo do aparelho eram chinesas.

 

 Com Lusa

 

 

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17