Malásia, Austrália e China duplicam zona de busca de avião desaparecido
16.04.2015 12h07
Malásia, Austrália e China acordaram hoje duplicar a zona de busca no oceano Índico para encontrar o avião da Malaysia Airlines (voo MH370) desaparecido a 8 de março de 2014 se nada for encontrado na investigação em curso.

© POOL New / Reuters
As buscas serão alargadas a mais 60.000 quilómetros quadrados, abarcando uma área total de 120.000 quilómetros quadrados, indica um comunicado conjunto de responsáveis dos três países divulgado no final de uma reunião em Kuala Lumpur, de onde o avião descolou com 239 pessoas a bordo.
O ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, explicou, após o encontro com o seu homólogo chinês, Yang Chuantang, e com o vice-primeiro-ministro australiano, Warren Truss, que a decisão foi aconselhada por especialistas do grupo de estratégia das buscas.
O Boeing 777 partiu de Kuala Lumpur para Pequim e desapareceu uma hora depois da descolagem. Não foi encontrado qualquer vestígio do avião durante mais de um ano de buscas intensas dirigidas pela Austrália no sul do Índico.
A duplicação da zona de investigação pode necessitar de mais um ano de buscas, tendo em conta as dificuldades ligadas ao isolamento da zona e às condições climatéricas, indicaram os três responsáveis.
Um relatório de especialistas independentes divulgado no dia do primeiro aniversário do desastre não dá qualquer explicação para o desaparecimento do aparelho.
A explicação mais credível avançada até agora pelos responsáveis do inquérito é a de que uma queda brusca do nível de oxigénio no aparelho terá deixado a tripulação e os passageiros inconscientes. O avião teria continuado a voar em piloto automático até ficar sem combustível e cair no mar.
Lusa
Relacionados
-
Primeiro-ministro australiano sugere que as buscas pelo MH370 sejam reduzidas
Primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, sugeriu hoje que as buscas pelo voo MH370 da Malaysia Airlines sejam reduzidas, a três dias do primeiro aniversário do desaparecimento do avião.
- 2:20
Faz hoje um ano que desapareceu o avião das Linhas Aéreas da Malásia
A investigação internacional sobre o desaparecimento do voo MH370 não encontrou qualquer elemento para incriminar os membros da tripulação nem qualquer anomalia mecânica, afirmam os especialistas independentes num relatório preliminar publicado hoje, exatamente um ano depois do desaparecimento.
-
Austrália sem planos para suspender buscas pelo MH370 da Malaysia Airlines
A Austrália não tem planos para suspender a busca submarina do voo MH370 da Malaysia Airlines que desapareceu a 08 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo no oceano Índico, revelaram fontes oficiais.
-
Familiares dos passageiros desaparecidos do voo MH370 em protesto na Malásia
Os familiares chineses dos passageiros desaparecidos do voo MH370 da Malaysia Airlines protestaram hoje junto aos escritórios da companhia aérea em Kuala Lumpur, pedindo que a transportadora volte atrás no comunicado em que declara mortos todos os passageiros.
Na Homepage
- 2:00
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.