sicnot

Perfil

Avião desaparecido

Avião desaparecido

Voo MH370

Austrália confirma descoberta de peças que podem ser do avião da Malásia

O Governo australiano confirmou hoje a descoberta de três peças, duas nas ilhas Maurícias e outra em Moçambique, que podem pertencer ao avião da Malaysia Airlines desaparecido em março de 2014, com 239 pessoas a bordo.

© Stringer Australia / Reuters

"Tal como aconteceu com os anteriores, as autoridades malaias preparam a recolha dos destroços e espera-se que sejam trazidos para a Austrália para serem examinados", disse o ministro dos Transportes australiano, Darren Chester, em comunicado, noticiado pela agência Efe.

Não adiantando detalhes sobre a descoberta destes destroços, o ministro referiu que as três peças "têm interesse em conexão com o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines", que desapareceu a 08 de março de 2014.

Um dos destroços, que poderá ser parte da fuselagem do Boeing 777, foi encontrado há duas semanas na ilha Bernache, nas Maurícias, por um turista francês que o entregou ao capitão do navio em que viajava e apenas foi entregue às autoridades na terça-feira.

A outra peça foi encontrada nas Maurícias pela guarda costeira, perto da praia Gris-Gris, e foi descrita como assemelhando-se a um fragmento de uma asa encontrada em Moçambique em dezembro.

Até agora as autoridades já confirmaram como pertencendo ao avião desaparecido cinco destroços encontrados em Moçambique, Maurícias, África do Sul e na ilha francesa da Reunião.

O MH370 despareceu 30 minutos depois de descolar de Kuala Lampur, rumo a Pequim, depois de, segundo a investigação oficial, alguém desligar os sistemas de comunicação e desviar o aparelho, que se terá despenhado no mar enquanto ficou sem combustível.

A Austrália lidera uma operação em que também participam a Malásia e a China e que procura pelos restos do avião numa área de cerca de 120 mil quilómetros quadrados, numa zona remota do Índico.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC