sicnot

Perfil

Avião desaparecido

Avião desaparecido

Voo MH370

Austrália duvida da hipótese de incêndio na origem do desaparecimento do MH370

As autoridades australianas manifestaram reservas sobre a possibilidade de um incêndio a bordo ter estado na origem do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines. No início de setembro, foram localizados, ao largo de Madagáscar, destroços do aparelho que pareciam ter marcas de chamas. As dúvidas permanecem, incluindo se esses destroços são realmente do MH370.

"Não há provas de que estes destroços tenham estado expostos aos fogo ou ao calor", afirmou o ministro dos Transportes australiano, Darren Chester.

As marcas negras que são visíveis em duas peças resgatas podem ser "resultantes de uma resina translúcida que foi aplicada na superfície", refere um relatório do Ministério australiano dos Transportes.

Australia Transport Safety Bureau

Vários destroços foram localizados ao largo de Madagáscar e de países vizinhos, incluindo uma parte de uma asa do avião.

O MH370 desapareceu 40 minutos depois de descolar de Kuala Lumpur, rumo a Pequim, em março de 2014 com 239 pessoas a bordo.

Segundo as investigações, foram desligados os sistemas de comunicação e o avião foi desviado da rota para a zona sudeste do oceano Índico, onde terá caído.

Apenas parte de uma asa do Boeing 777, recuperada numa praia na Ilha da Reunião, país vizinho de Moçambique, foi definitivamente ligada ao MH370.

Buscas podem terminar no final do ano

A Austrália lidera as buscas, recorrendo ao uso de drones subaquáticos e sonares monitorizados a partir de navios especializados em buscas submarinas.

Malásia e China também têm participado nas operações de busca, mas todos os países envolvidos concordaram já que na ausência de "novas informações credíveis" a pesquisa terminará no final do ano.

  • As derrotas, as vitórias e os empates

    Liga Europa

    A Liga Europa já mexe. Na 2ª jornada, o Sporting de Braga foi à Ucrânia perder, por 2-0, com o Shakhtar Donetsk. Já José Mourinho, regressou às vitórias ao bater o Zorya, por 1-0. Paulo Bento não teve a mesma sorte e viu o Olympiacos perder em casa com os cipriotas do APOEL. Pode rever aqui os resumos dos jogos da 2ª jornada da Liga Europa.

  • Sim ou não ao fim do sigilo bancário?

    Economia

    O fim do sigilo bancário para os contribuintes com mais de 50 mil euros está a causar polémica. Há quem diga que pode levar a uma retirada de dinheiro dos bancos, mas os trabalhadores dos impostos defendem que a medida é indispensável para o combate à fraude.

  • Imagens dramáticas continuam a chegar da Síria
  • Clinton e Trump continuam próximos nas sondagens

    Eleições EUA 2016

    Os dois candidatos à Presidência dos EUA continuam muito próximos nas sondagens, a cinco semanas das eleições. Em apoio a Hillary juntaram-se Bernie Sanders e Michelle Obama, que participaram num comício em Filadélfia. Já Donald Trump tentou cativar a numerosa comunidade polaca de Chicago.

  • Bebé nasce com aparência de 80 anos

    Mundo

    Aconteceu em Magura, no Bangladesh e, apesar de não ter exatamente os mesmos contornos, está já a ser comparado ao filme "O Estranho Caso de Benjamin Button". Um bebé nasceu com rugas no rosto, corpo encolhido e olhos encovados. Trata-se de uma doença rara que faz com que o recém-nascido se pareça com um idoso.

  • Carícias devem incorporar tratamento dos doentes

    Mundo

    As carícias no tratamento de doentes podem melhorar o conforto destes, ao estimularem zonas cerebrais específicas que proporcionam bem-estar, garantiu esta quinta-feira o chefe do serviço de Neurofisiologia do Hospital de Bellvitge, Jordi Montero.

  • Gelson "está aqui por mérito"

    Desporto

    É a grande novidade na convocatória de Portugal para os jogos com Andorra e Ilhas Faróe. Gelson Martins nunca tinha sido chamado por Fernando Santos.