sicnot

Perfil

Web Summit

Web Summit

Web Summit 2016

Ida à Lua é um bom negócio

A ida à Lua não é simplesmente uma viagem, é um bom negócio, defendeu hoje, em Lisboa, o empresário Naveen Jain, presidente da Moon Express, primeira companhia privada com 'passaporte' para o satélite terrestre.

"Ir à Lua não é simplesmente ir à Lua, é um bom negócio", afirmou, perante uma plateia de milhares de pessoas, numa conferência na Web Summit 2016, uma feira internacional de tecnologia, empreendedorismo e inovação, que decorre até quinta-feira, no Parque das Nações.

Para Naveen Jain, cofundador da Moon Express, a Lua tem "recursos inacreditáveis" a explorar.

A empresa propõe-se lançar, em 2017, uma missão à Lua, onde pretende aterrar um veículo robótico. Quer estudar elementos raros, metais, da superfície lunar e, em 2020, recolher amostras de solo e enviá-las para Terra.

Para a Moon Express, a Lua vai ter, dentro de 15 anos, um "papel importante na economia" da Terra e será potencialmente a "segunda casa" dos humanos.

Naveen Jain crê que, nesse prazo, as pessoas irão poder viajar até à Lua, com custos menores, aprender a viver nela e estabelecer colónias. Afinal, lembrou, o satélite natural da Terra está a três dias de viagem.

O astronauta norte-americano Mike Massimino, que participou na mesma conferência, acredita que, no futuro, as viagens espaciais, sejam de turismo ou de investigação, serão "mais acessíveis".

Acredita também que há vida para lá da Terra, e que os humanos vão "viver perfeitamente" com os extraterrestres. Porquê ir ao espaço? Respondeu: para aumentar o conhecimento sobre o Universo.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17