sicnot

Perfil

FB Instant Articles

Seul saúda reforço de sanções dos EUA à Coreia do Norte

A Coreia do Sul saudou hoje a decisão dos Estados Unidos de incluir a Coreia do Norte na lista dos principais responsáveis por lavagem de dinheiro, que reforça as sanções contra o regime de Kim Jong-un.

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

© Edgard Garrido / Reuters

A decisão, que visa isolar ainda mais Pyongyang do sistema financeiro internacional, "indica o forte compromisso de Washington na aplicação rigorosa das reforçadas sanções ao país comunista pelo seu programa de armas nucleares", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano em comunicado.

O executivo sul-coreano manifestou o desejo de que a medida "tenha efeitos diretos sobre a Coreia do Norte, ao bloquear o seu aceso ao sistema financeiro dos Estados Unidos".

A inclusão da Coreia do Norte na lista dos principais países responsáveis por lavagem de dinheiro, anunciada na quarta-feira pelo Departamento do Tesouro norte-americano, implica a proibição de relações indiretas entre instituições financeiras de ambos os países.

Lusa

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.