sicnot

Perfil

FB Instant Articles

Seul saúda reforço de sanções dos EUA à Coreia do Norte

A Coreia do Sul saudou hoje a decisão dos Estados Unidos de incluir a Coreia do Norte na lista dos principais responsáveis por lavagem de dinheiro, que reforça as sanções contra o regime de Kim Jong-un.

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye

© Edgard Garrido / Reuters

A decisão, que visa isolar ainda mais Pyongyang do sistema financeiro internacional, "indica o forte compromisso de Washington na aplicação rigorosa das reforçadas sanções ao país comunista pelo seu programa de armas nucleares", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano em comunicado.

O executivo sul-coreano manifestou o desejo de que a medida "tenha efeitos diretos sobre a Coreia do Norte, ao bloquear o seu aceso ao sistema financeiro dos Estados Unidos".

A inclusão da Coreia do Norte na lista dos principais países responsáveis por lavagem de dinheiro, anunciada na quarta-feira pelo Departamento do Tesouro norte-americano, implica a proibição de relações indiretas entre instituições financeiras de ambos os países.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.