sicnot

Perfil

Geral

Investigação sobre os efeitos da cirurgia às cataratas premiada com bolsa

 Uma médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) venceu uma bolsa de investigação no valor de 12.500 euros atribuída pela José de Mello Saúde com um projeto sobre efeitos secundários da cirurgia às cataratas.

© Cheryl Ravelo / Reuters

De acordo com uma nota dos promotores do prémio, Andreia Martins Rosa, 36 anos, oftalmologista do CHUC e estudante de doutoramento na faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, (UC) venceu a bolsa D. Manuel de Mello entre 47 candidatos.


Na nota, a premiada afirma que a atribuição vai permitir prosseguir um trabalho de investigação "cujo objetivo é compreender a forma como o cérebro se adapta à visão após a cirurgia de catarata, em especial com as mais recentes lentes intraoculares premium".


A médica oftalmologista refere que a visão "não é apenas um a imagem ótica", antes uma perceção "que depende do processamento cerebral" de cada pessoa e que a forma como cada um se adapta a uma modificação súbita da forma como vê - seja após uma cirurgia às cataratas ou até quando muda de óculos - "é muito variável".


"O objetivo deste projeto é descobrir a forma como o cérebro se adapta ao novo tipo de imagem obtido com as mais recentes lentes intraoculares, as lentes premium. Para isso vamos usar, pela primeira vez neste contexto, ressonância magnética funcional para observar as áreas do cérebro que estão a ser ativadas e a sua evolução ao longo do tempo", explica Andreia Martins Rosa.


Os promotores da bolsa - atribuída anualmente pela José de Mello Saúde e Fundação Manuel de Mello com o objetivo de contribuir para a investigação e progresso das ciências da saúde - adiantam que o projeto agora premiado "pretende responder a uma questão clínica extremamente relevante" e que a investigação em causa possui "aplicabilidade clínica direta".


"Trata-se de uma abordagem completamente inovadora a uma questão de enorme relevância, dado que é necessário realizar cirurgias oftalmológicas subsequentes [às cirurgias às cataratas] para remover algumas lentes intraoculares em 04 a 12% dos doentes.


A bolsa D. Manuel de Mello 2014 é atribuída hoje à médica e investigadora de Coimbra, numa cerimónia agendada para as 11:00 na sede da José de Mello Saúde em Carnaxide, concelho de Oeiras. 

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.