sicnot

Perfil

Geral

Investigação sobre os efeitos da cirurgia às cataratas premiada com bolsa

 Uma médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) venceu uma bolsa de investigação no valor de 12.500 euros atribuída pela José de Mello Saúde com um projeto sobre efeitos secundários da cirurgia às cataratas.

© Cheryl Ravelo / Reuters

De acordo com uma nota dos promotores do prémio, Andreia Martins Rosa, 36 anos, oftalmologista do CHUC e estudante de doutoramento na faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, (UC) venceu a bolsa D. Manuel de Mello entre 47 candidatos.


Na nota, a premiada afirma que a atribuição vai permitir prosseguir um trabalho de investigação "cujo objetivo é compreender a forma como o cérebro se adapta à visão após a cirurgia de catarata, em especial com as mais recentes lentes intraoculares premium".


A médica oftalmologista refere que a visão "não é apenas um a imagem ótica", antes uma perceção "que depende do processamento cerebral" de cada pessoa e que a forma como cada um se adapta a uma modificação súbita da forma como vê - seja após uma cirurgia às cataratas ou até quando muda de óculos - "é muito variável".


"O objetivo deste projeto é descobrir a forma como o cérebro se adapta ao novo tipo de imagem obtido com as mais recentes lentes intraoculares, as lentes premium. Para isso vamos usar, pela primeira vez neste contexto, ressonância magnética funcional para observar as áreas do cérebro que estão a ser ativadas e a sua evolução ao longo do tempo", explica Andreia Martins Rosa.


Os promotores da bolsa - atribuída anualmente pela José de Mello Saúde e Fundação Manuel de Mello com o objetivo de contribuir para a investigação e progresso das ciências da saúde - adiantam que o projeto agora premiado "pretende responder a uma questão clínica extremamente relevante" e que a investigação em causa possui "aplicabilidade clínica direta".


"Trata-se de uma abordagem completamente inovadora a uma questão de enorme relevância, dado que é necessário realizar cirurgias oftalmológicas subsequentes [às cirurgias às cataratas] para remover algumas lentes intraoculares em 04 a 12% dos doentes.


A bolsa D. Manuel de Mello 2014 é atribuída hoje à médica e investigadora de Coimbra, numa cerimónia agendada para as 11:00 na sede da José de Mello Saúde em Carnaxide, concelho de Oeiras. 

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.