sicnot

Perfil

New Articles

Grécia sem tempo para festejar

Grécia sem tempo para festejar

O enviado especial da SIC, Anselmo Crespo, está a acompanhar as comemorações da vitória do "Não" na Grécia. Comemorações que terão de ser curtas devido ás negociações com os credores.

O porta-voz do governo grego, Gavrill Sakelaridis, afirmou hoje que o executivo espera retomar as negociações com os credores para chegar "imediatamente" a um acordo, depois de as primeiras sondagens apontarem para uma vitória do "não" no referendo.

"As negociações que vão começar têm de ser concluídas imediatamente, inclusive no prazo das próximas 48 horas", disse Sakelaridis à cadeia de televisão privada ANT1.

O porta-voz disse também que o Banco da Grécia vai pedir hoje mesmo ao Banco Central Europeu (BCE) liquidez adicional para a banca grega através do mecanismo de empréstimos de emergência (ELA, Emergency Liquidity Assistance).

"Amanhã (segunda-feira) o conselho de governo do BCE reúne-se. Há argumentos válidos a favor de um maior financiamento do ELA", disse.

O BCE suspendeu no domingo passado o financiamento da banca grega através de empréstimos do ELA, o que levou o Governo grego a impor controlos de capitais.

Por outro lado, o principal partido da oposição grega, a Nova Democracia, pediu ao governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras que faça todos os possíveis para que a Grécia volte à normalidade quanto antes.

As primeiras sondagens divulgadas pelas televisões gregas apontam para uma vitória do "não" no referendo de hoje sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

 

 

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.