sicnot

Perfil

New Articles

Grécia sem tempo para festejar

Grécia sem tempo para festejar

O enviado especial da SIC, Anselmo Crespo, está a acompanhar as comemorações da vitória do "Não" na Grécia. Comemorações que terão de ser curtas devido ás negociações com os credores.

O porta-voz do governo grego, Gavrill Sakelaridis, afirmou hoje que o executivo espera retomar as negociações com os credores para chegar "imediatamente" a um acordo, depois de as primeiras sondagens apontarem para uma vitória do "não" no referendo.

"As negociações que vão começar têm de ser concluídas imediatamente, inclusive no prazo das próximas 48 horas", disse Sakelaridis à cadeia de televisão privada ANT1.

O porta-voz disse também que o Banco da Grécia vai pedir hoje mesmo ao Banco Central Europeu (BCE) liquidez adicional para a banca grega através do mecanismo de empréstimos de emergência (ELA, Emergency Liquidity Assistance).

"Amanhã (segunda-feira) o conselho de governo do BCE reúne-se. Há argumentos válidos a favor de um maior financiamento do ELA", disse.

O BCE suspendeu no domingo passado o financiamento da banca grega através de empréstimos do ELA, o que levou o Governo grego a impor controlos de capitais.

Por outro lado, o principal partido da oposição grega, a Nova Democracia, pediu ao governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras que faça todos os possíveis para que a Grécia volte à normalidade quanto antes.

As primeiras sondagens divulgadas pelas televisões gregas apontam para uma vitória do "não" no referendo de hoje sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

 

 

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.