sicnot

Perfil

Prémio Intermarché Produção Nacional 2017

Algaplus - Produção pioneira de macroalgas em aquacultura

Esta é a Algaplus, empresa pré-finalista do Prémio Intermarché Produção Nacional 2017, na categoria Inovação

Biólogos e investigadores, Helena Abreu e Rui Pereira começaram em 2006 a aprofundar a ideia de negócio das macroalgas através de um processo inovador: a aquacultura multitrófica integrada, ou seja, num mesmo sistema de produção, congregam os diferentes níveis tróficos da cadeia, o que permite fazer o controlo total de todos os processos pelos quais o produto passa.

Em 2012 constituíram a empresa ALGAplus e instalaram-se nas margens da ria de Aveiro, mais concretamente em Ílhavo. Aqui, dizem, têm as condições ambientais ideais para produzir várias espécies, de forma ecologicamente sustentável. As algas são dos recursos marinhos com mais aplicações: alimentação humana e animal, produção de biomateriais para a indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. A porphyra (ou nori, muito utilizada no sushi, em português, erva-patinha) é uma das que trabalham.

O ano passado produziram 30 toneladas de alga fresca e querem diferenciar-se pela qualidade.

Conheça os pré-finalistas aqui.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27