sicnot

Perfil

Prémio Intermarché Produção Nacional 2017

A Lavoura - Bísaros com missão económico-social ajudam a resolver a crise

A Lavoura é pré-finalista, na categoria Produção Primária, do Prémio Intermarché Produção Nacional 2017.

Esta organização de Paços de Ferreira destaca-se na produção leiteira numa região, Vale do Sousa e Tâmega, em que predominam os pequenos agricultores e os seus minifúndios.

A crise veio expor esta classe a dificuldades acrescidas, nomeadamente o desemprego, pelo que a cooperativa começou a desenvolver projetos que criassem valor e rendimento. Foi assim que em 2013, ao abrigo do programa Passaporte Emprego Agricultura, surgiu a atividade de criação do porco bísaro para venda de leitão ao mercado da restauração. “A produção e comercialização de leitão desta raça em modo cooperativo é uma iniciativa pioneira”, refere Idalino Leão, presidente de A Lavoura.

Neste momento, o projeto envolve 300 porcas reprodutoras, distribuídas por 13 agricultores, que, em conjunto, vendem cerca de 200 leitões por mês. Em 2016 representaram 250 mil euros. Estes números, de acordo com este responsável, “trazem riqueza para algumas famílias, tendo em conta a microeconomia desta região”. O projeto encontra-se agora numa fase de estabilização, mas de olhos postos no futuro: a produção e comercialização de produtos de bísaro transformados.

Conheça as histórias dos pré-finalistas aqui.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38