sicnot

Perfil

Prémio Intermarché Produção Nacional 2017

Pepe Aromas - Figo-da-índia alentejano à conquista de Portugal e do mundo

Conheça a Pepe Aromas, pré-finalista da Produção Primária no Prémio Intermarché Produção Nacional 2017.

Este projeto nasceu do sonho de dois irmãos, Susana Mendes e José Ferrão, ao qual se juntaram os respetivos cônjuges, Nuno Mendes e Maria do Anjo Ferrão. Terras tinham, na Azaruja (Évora), bem como uma vontade imensa de fazer algo diferente no âmbito da agricultura biológica e um sentido de responsabilidade social que serviram de impulso para lançarem mãos à obra.

Estávamos em 2013. Constituíram a Pepe Aromas com a intenção de tornarem o sonho realidade, mas sem saberem ainda muito bem o que iriam produzir. “Começámos a estudar o mercado e a ir a feiras internacionais até chegarmos à conclusão de que a exploração de figo-da-índia tinha um potencial interessante nesta zona do Alentejo, região que queremos dinamizar”, explica Nuno Mendes.

Em 2015 avançaram então para a produção deste fruto, cujos resultados foram colhidos o ano passado: três toneladas. Este ano esperam 10 toneladas e em 2018 apontam para as 30. Exportar está nos horizontes da empresa, bem como comercializar, não apenas o fruto, como tudo o que a planta fornece — palma, flores, sementes —, pois os seus usos são múltiplos.

Conheça aqui os pré-finalistas 2017.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Ser voluntário depois da reforma
    5:25