Prémio Intermarché Produção Nacional 2018

A Lavoura - Bísaros com missão económico-social ajudam a resolver a crise

A Lavoura é pré-finalista, na categoria Produção Primária, do Prémio Intermarché Produção Nacional 2017.

Esta organização de Paços de Ferreira destaca-se na produção leiteira numa região, Vale do Sousa e Tâmega, em que predominam os pequenos agricultores e os seus minifúndios.

A crise veio expor esta classe a dificuldades acrescidas, nomeadamente o desemprego, pelo que a cooperativa começou a desenvolver projetos que criassem valor e rendimento. Foi assim que em 2013, ao abrigo do programa Passaporte Emprego Agricultura, surgiu a atividade de criação do porco bísaro para venda de leitão ao mercado da restauração. “A produção e comercialização de leitão desta raça em modo cooperativo é uma iniciativa pioneira”, refere Idalino Leão, presidente de A Lavoura.

Neste momento, o projeto envolve 300 porcas reprodutoras, distribuídas por 13 agricultores, que, em conjunto, vendem cerca de 200 leitões por mês. Em 2016 representaram 250 mil euros. Estes números, de acordo com este responsável, “trazem riqueza para algumas famílias, tendo em conta a microeconomia desta região”. O projeto encontra-se agora numa fase de estabilização, mas de olhos postos no futuro: a produção e comercialização de produtos de bísaro transformados.

Conheça as histórias dos pré-finalistas aqui.

  • "Eu disse 'seria' quando queria dizer 'não seria'"
    1:34
  • "Não deveria ter aceitado jogar naquela final"
    1:40

    Desporto

    Jorge Jesus abordou os incidentes de Alcochete e da final da Taça de Portugal, pela primeira vez. Em entrevista à Bola TV, o treinador português, agora no Al Hilal da Arábia Saudita, falou do medo que viveu naqueles momentos. Jorge Jesus disse também que não fecha a porta a nenhum clube em Portugal.

  • Santana diz que a concorrência é livre
    0:52

    País

    Santana Lopes sublinha que quer causar o menor dano possível ao PSD com a criação de um novo partido. O antigo primeiro-ministro diz no entanto que, apesar disso, a concorrência é livre. Isto depois de um estudo feito pela Eurosondagem mostrar que 4,8% dos inquiridos votaria num novo partido de Santana Lopes. O político diz que o número é inspirador, mas não adianta certezas sobre os próximos passos.

  • Marcelo volta a levantar dúvidas sobre 2.º mandato
    2:11
  • Marcelo acredita na livre circulação no espaço da CPLP
    0:45

    País

    O Presidente da República que avançar na proposta da mobilidade de cidadãos no espaço da CPLP. Na noite de terça-feira, no discurso que fez na abertura da Cimeira de Cabo Verde, Marcelo não esqueceu as mudanças no sentido da democracia e valores que se concretizaram desde a última cimeira, em Brasília, há dois anos.

  • Veleiro preso em cabos elétricos na Ria de Aveiro
    1:39

    País

    O mastro de um veleiro embateu e ficou preso num cabo elétrico. O incidente, sem consequências para a tripulação de nacionalidade dinamarquesa ocorreu, ao fim da tarde de terça-feira, na ria de Aveiro.