Prémio Intermarché Produção Nacional 2018

Frutalmente - A uva de mesa nacional naturalmente doce que está no Ribatejo

A Frutalmente está no Prémio Intermarché Produção Nacional 2017, pré-finalista na categoria Produção Primária.

O vale dos Cadafais, no concelho de Alenquer, constitui uma das mais antigas zonas de produção de uva de mesa em Portugal. A localização beneficia de um microclima propício à sua cultura e de um saber acumulado de várias gerações.

Esta sabedoria e métodos de produção tradicionais e diferenciadores, nomeadamente o sistema de condução em cordão bilateral, sem qualquer tipo de forçagem, e uma grande área sem rega garantem uma doçura natural às uvas de mesa aqui produzidas. Formados em Agronomia e apoiados numa história familiar ligada à produção desta uva, os primos Mário e Sandra Rodrigues não só quiseram dar continuidade a essa tradição como fazer mais e melhor. Em 2013 decidiram fundar a Frutalmente, a primeira organização de produtores de uva de mesa em Portugal.

Sob a marca Dona Uva, as principais variedades produzidas pela organização são, entre outras, a Cardinal e a Red Globe (pretas) e as Dona Maria e Vitória (brancas). Atualmente, afirmam os dois fundadores, “estamos a apostar em variedades com mais potencial de exportação, mas sem perder o património genético tradicional”.

Saiba mais aqui.