sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte terá exibido protótipos de mísseis num desfile

A Coreia do Norte terá apresentado "protótipos"  de mísseis durante um desfile comemorativo do centenário do nascimento do  fundador do regime, Kim Il-Sung, organizado em abril passado, indicou um  relatório da ONU, divulgado na sexta-feira. 

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Bobby Yip / Reuters

"Um número considerável de mísseis balísticos foi exibido durante a  transmissão em direto do desfile militar", diz o documento, elaborado por  peritos das Nações Unidas. 

"A par dos mísseis já conhecidos", o regime de Pyongyang "fez desfilar  um novo míssil móvel, muito maior do que os outros, modelo que foi apelidado  pelos peritos como KN-08", revelou o mesmo documento que, durante quase  um mês, esteve na posse das autoridades chinesas. 

Os peritos das Nações Unidas, que admitem a hipótese de os mísseis exibidos  serem protótipos, referiram que, durante o desfile, foram observados "pelo  menos seis exemplares". 

Dois especialistas em armamento, Markus Schiller e Robert H. Schmucker,  citados pelo "site" especializado armscontrolwonk.com, afirmaram que um  "exame atento revela que os mísseis são protótipos". 

Os peritos da ONU indicaram também que os exemplares do novo míssil  foram transportados por um "novo transportador" susceptível de "possuir  funções avançadas". 

A Coreia do Norte "não revelou até à data ter capacidades de construir  um veículo" com estas características, afirmou o relatório. 

"O grupo de peritos irá examinar este assunto com mais detalhe", concluiu  o documento. 

De acordo com a comunicação social japonesa, estas unidades de transporte  serão de fabrico chinês. 

No passado dia 13 de junho, Washington manifestou as suas preocupações  junto das autoridades de Pequim sobre a eventual entrega de veículos lança-mísseis  à Coreia do Norte, revelou o diário nipónico Asahi Shimbun. 

Lusa