sicnot

Perfil

Mundo

Mário Soares sente um "vento de mudança" e vê "novo impulso" na Europa

O ex-presidente Mário Soares considerou  hoje que "corre um vento de mudança na União Europeia", depois das decisões  adotadas pelos líderes europeus, e confia que "pode conduzir a um novo impulso  do euro e da União".  

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

PAULO CUNHA

O fundador do PS era orador convidado para um encontro sobre os desafios  da Europa, em Salamanca, mas uma "gripe estival" reteve-o em Lisboa, pelo  que o texto escrito por Soares foi lido por Alfonso Guerra, ex-ministro  do PSOE e da Fundacion Sistema, refere a agência EFE.  

Mário Soares expressou a sua confiança no "vento de mudança" na Europa,  numa alusão às alterações políticas em alguns países, como a França, e que  as decisões do Conselho Europeu "possam conduzir a um novo impulso do Euro  e da União". 

Do ponto de vista do antigo presidente, é "preciso criar um novo paradigma  de desenvolvimento e uma maior solidariedade nos Estados", um "caminho de  políticas mais progressistas e humanas".  

E recordou que desde 2007 tinha vindo a alertar sobre a "possível decadência  da UE e da incapacidade dos seus dirigentes para salvar o euro e vencer  a crise". 

A chanceler alemã Angela Merkel começou agora a estar mais "isolada  no quadro europeu e vai notar que a terra vai fugir-lhe debaixo dos pés".

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27