Mil pessoas detidas nas manifestações de sexta-feira no Sudão
30.06.2012 15h20
Cerca de mil pessoas foram detidas na sexta-feira à margem das manifestações contra a subida de preços e contra o presidente Omar Béchir, segundo uma organização de militantes.

STR
As dispersões violentas das manifestações de sexta-feira causaramcentenas de feridos, afirmou aOrganização para a Defesa dos Direitos e das Liberdades. Trata-se sobretudo de pessoas mais idosas incomodadas pelo gáslacrimogéneo, mas também ferimentoscausados por balas de borracha.
As detenções marcam uma nova fase da repressão e a associaçãolistou mil presos em 13 dias, desde oinício do movimento, lançado por uma manifestação de estudantes em Cartum, a 16 de junho, atésexta-feira. "Alguns (dos manifestantes) foram detidos e depoislibertados", declarou umresponsável da organização, acrescentando que muitos foram conduzidos a prisões "fantasmas". "Não nos dizem onde eles estão", explicou.
Entre os detidos está Talal Saad, um jornalista sudanêscorrespondente da AFP, preso nasinstalações da agência noticiosa francesa em Cartum, depois de ter tirado fotografias da manifestação.Dezoito horas depois, ainda não tinhasido possível contactá-lo. Na sexta-feira, os militantes sudaneses apelaram a uma mobilizaçãoem larga escala, na véspera do 23aniversário do golpe de Estado que levou Omar Béchir ao poder.
Num dos incidentes mais sérios, a polícia dispersou violentamenteuma manifestação anti Béchir perto damesquita, base do partido da oposição Umma.
Lusa
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27