sicnot

Perfil

Mundo

Mil pessoas detidas nas manifestações de sexta-feira no Sudão

Cerca de mil pessoas foram detidas na sexta-feira  à margem das manifestações contra a subida de preços e contra o presidente  Omar Béchir, segundo uma organização de militantes. 

STR

As dispersões violentas das manifestações de sexta-feira causaramcentenas  de feridos, afirmou aOrganização para a Defesa dos Direitos e das Liberdades. Trata-se sobretudo de pessoas mais idosas incomodadas pelo gáslacrimogéneo,  mas também ferimentoscausados por balas de borracha.     

As detenções marcam uma nova fase da repressão e a associaçãolistou  mil presos em 13 dias, desde oinício do movimento, lançado por uma manifestação  de estudantes em Cartum, a 16 de junho, atésexta-feira. "Alguns (dos manifestantes) foram detidos e depoislibertados", declarou  umresponsável da organização, acrescentando que muitos foram conduzidos  a prisões "fantasmas". "Não nos dizem onde eles estão", explicou. 

Entre os detidos está Talal Saad, um jornalista sudanêscorrespondente  da AFP, preso nasinstalações da agência noticiosa francesa em Cartum, depois  de ter tirado fotografias da manifestação.Dezoito horas depois, ainda não  tinhasido possível contactá-lo.  Na sexta-feira, os militantes sudaneses apelaram a uma mobilizaçãoem  larga escala, na véspera do 23aniversário do golpe de Estado que levou Omar Béchir ao poder. 

Num dos incidentes mais sérios, a polícia dispersou violentamenteuma  manifestação anti Béchir perto damesquita, base do partido da oposição Umma. 

 

     

 

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27