sicnot

Perfil

Mundo

Novo presidente do Egito Mohamed Morsi tomou posse 

Mohamed Morsi tornou-se hoje o quinto presidente  da República do Egito depois de ter prestado juramento perante o Tribunal  COnstitucional, sucedendo a Hosni Moubarak, destituído por uma revolta no  ano passado. 

MOHAMED ABDEL MOATY /EGYPTIAN PRESIDENCY/HANDOUT

"Juro por Deus todo poderoso preservar o sistema republicano, respeitar  a Constituição e a lei, proteger a lei, proteger inteiramente os interesses  do povo", declarou Mohamed Morsi.  Na sexta-feira, o novo presidente prestou juramento numa cerimónia simbólica,  na Praça Tahrir, perante uma multidão que o aclamou. 

Morsi tinha afirmado que manteria a tradição de tomar posse na Assembleia  Nacional, apesar desta ter sido dissolvida pelos militares, já este mês,  com base numa decisão do Tribunal Constitucional que considerou ilegal a  forma como foi eleita. 

Oriundo da Irmandade Muçulmana, Morsi, de 60 anos, é o primeiro militante  islâmico a aceder à presidência do Egito e o primeiro presidente egípcio  que não provem do aparelho militar.  Com 51,73 por cento dos votos, Mohamed Morsi venceu à segunda volta  o último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, Ahmad Chafiq. 

 

     

 

Lusa