Mundo

Obama apela a norte-americanos para ajudarem bombeiros no incêndio do Colorado 

O presidente dos EUA pediu o  apoio dos norte-americanos aos bombeiros que estão a combater o incêndio  de grandes proporções em Rocky Mountain, no Estado de Colorado, e que já  provocou duas mortes e centenas de desalojados. 

© Stringer . / Reuters

"É importante que nos lembremos do que fazem em cada dia e quecontinuemos  a obter ajuda para os nossosprimeiros socorristas, os nossos bombeiros, os nossos militares e os que apoiam na garantia da liberdade esegurança  todos os dias", disseBarack Obama, na sua declaração semanal na rádio e  na internet. 

O apelo do presidente segue-se à sua deslocação à região devastadapelo  incêndio que lavra há vários diasno Colorado e é o mais destruidor da história deste Estado. Os grupos de socorristas continuam a procurar sobreviventes nasruínas  das casas destruídas pelo fogoque alastrou até aos subúrbios da segunda maior cidade do Estado, Colorado Springs, no início da semana. 

O incêndio já destruiu pelo menos 346 casas e levou à retirada de36  mil pessoas dos seus lares.  Está ainda a ameaçar 20 mil casas e 160 edifícios comerciais. 

Barack Obama viu o fumo dos focos de incêndio quando voava pelaregião  de Colorado Springs a bordo doAir Force One, inspecionou algumas das áreas devastadas e realçou "a coragem, determinação e profissionalismo"dos bombeiros.

Na sua declaração de hoje, o presidente salientou ter vistobombeiros  que trabalharam 18 horas pordia para tentar travar as chamas e realçou a ação dos voluntários que oferecem comida e água aos socorristas. "Então, América, espero que todos vocês se lembrem doscompanheiros  durante estes tempos denecessidade", disse Barack Obama.  "Nunca sabemos quando pode ser a nossa comunidade a serameaçada", acrescentou.

 

     

 

Lusa

  • "Sou assim, genuíno e frontal". O resumo da entrevista de Bruno de Carvalho à SIC Notícias
    3:47
  • Terá mesmo valido a pena tomar óleo de fígado de bacalhau na infância?

    Mundo

    Os suplementos de ómega 3 não trazem grandes benefícios na prevenção de enfartes, acidente vascular cerebral (AVC) ou morte prematura, concluiu um estudo a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS). A geração que foi obrigada pelos pais a tomar óleo de fígado de bacalhau não está assim muito mais protegida destas doenças que as outras.

  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02
  • Centenas de pessoas no funeral de João Semedo
    2:22
  • Quem é a nova líder da Sonae?
    2:16

    Economia

    Aos 49 anos, a filha mais nova de Belmiro de Azevedo é a nova líder do grupo Sonae. Quem a conhece diz que Cláudia Azevedo herdou o feitio do pai. Também não gosta de ouvir "não" e tem bom humor.