Obama apela a norte-americanos para ajudarem bombeiros no incêndio do Colorado
30.06.2012 12h44
O presidente dos EUA pediu o apoio dos norte-americanos aos bombeiros que estão a combater o incêndio de grandes proporções em Rocky Mountain, no Estado de Colorado, e que já provocou duas mortes e centenas de desalojados.

© Stringer . / Reuters
"É importante que nos lembremos do que fazem em cada dia e quecontinuemos a obter ajuda para os nossosprimeiros socorristas, os nossos bombeiros, os nossos militares e os que apoiam na garantia da liberdade esegurança todos os dias", disseBarack Obama, na sua declaração semanal na rádio e na internet.
O apelo do presidente segue-se à sua deslocação à região devastadapelo incêndio que lavra há vários diasno Colorado e é o mais destruidor da história deste Estado. Os grupos de socorristas continuam a procurar sobreviventes nasruínas das casas destruídas pelo fogoque alastrou até aos subúrbios da segunda maior cidade do Estado, Colorado Springs, no início da semana.
O incêndio já destruiu pelo menos 346 casas e levou à retirada de36 mil pessoas dos seus lares. Está ainda a ameaçar 20 mil casas e 160 edifícios comerciais.
Barack Obama viu o fumo dos focos de incêndio quando voava pelaregião de Colorado Springs a bordo doAir Force One, inspecionou algumas das áreas devastadas e realçou "a coragem, determinação e profissionalismo"dos bombeiros.
Na sua declaração de hoje, o presidente salientou ter vistobombeiros que trabalharam 18 horas pordia para tentar travar as chamas e realçou a ação dos voluntários que oferecem comida e água aos socorristas. "Então, América, espero que todos vocês se lembrem doscompanheiros durante estes tempos denecessidade", disse Barack Obama. "Nunca sabemos quando pode ser a nossa comunidade a serameaçada", acrescentou.
Lusa
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30