sicnot

Perfil

Mundo

Portugal contribui com 25 mil euros para reconstrução da faixa de Gaza

O Governo português vai contribuir com 25 mil euros para o apoio à reconstrução da faixa de Gaza, anunciou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, na conferência dos doadores, a decorrer no Cairo.  

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

Fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou à Lusa que o governante transmitiu hoje aos conferencistas o "inequívoco apoio de Portugal" e ofereceu uma "contribuição simbólica, no valor de 25 mil euros, para o apoio à reconstrução" da faixa de Gaza, devastada pelo conflito com Israel em julho e agosto deste ano.

A conferência, que hoje decorre no Cairo, é co-organizada pelo Egito e pela Noruega, e tem como finalidade contribuir para uma solução política e duradoura do conflito entre Israel e a Palestina, além de apoiar a reconstrução da região.

O encontro é copresidido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton; pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby: pela ministra dos Negócios Estrangeiros de Itália, Federica Mogherini; pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Laurent Fabius, e pelo Representante do Quarteto, Tony Blair.

Bruno Maçães participa em representação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Os confrontos na faixa de Gaza, em julho e agosto, fizeram mais de 2.100 mortos no lado palestiniano, em larga maioria civis, e mais de 70 entre os israelitas, dos quais 66 soldados.

Especialistas palestinianos estimaram em seis mil milhões de euros os custos de reconstrução de Gaza e afirmaram que tal deverá demorar cinco anos, na hipótese de um levantamento total do bloqueio imposto por Israel sobre o enclave palestiniano.

 Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC