sicnot

Perfil

Mundo

Portugal contribui com 25 mil euros para reconstrução da faixa de Gaza

O Governo português vai contribuir com 25 mil euros para o apoio à reconstrução da faixa de Gaza, anunciou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, na conferência dos doadores, a decorrer no Cairo.  

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

Fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou à Lusa que o governante transmitiu hoje aos conferencistas o "inequívoco apoio de Portugal" e ofereceu uma "contribuição simbólica, no valor de 25 mil euros, para o apoio à reconstrução" da faixa de Gaza, devastada pelo conflito com Israel em julho e agosto deste ano.

A conferência, que hoje decorre no Cairo, é co-organizada pelo Egito e pela Noruega, e tem como finalidade contribuir para uma solução política e duradoura do conflito entre Israel e a Palestina, além de apoiar a reconstrução da região.

O encontro é copresidido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton; pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby: pela ministra dos Negócios Estrangeiros de Itália, Federica Mogherini; pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Laurent Fabius, e pelo Representante do Quarteto, Tony Blair.

Bruno Maçães participa em representação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Os confrontos na faixa de Gaza, em julho e agosto, fizeram mais de 2.100 mortos no lado palestiniano, em larga maioria civis, e mais de 70 entre os israelitas, dos quais 66 soldados.

Especialistas palestinianos estimaram em seis mil milhões de euros os custos de reconstrução de Gaza e afirmaram que tal deverá demorar cinco anos, na hipótese de um levantamento total do bloqueio imposto por Israel sobre o enclave palestiniano.

 Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.