Mundo

Ciclovia que transforma energia solar em eletricidade construída na Holanda

Um projeto energético pioneiro está a surgir em Krommenie, a 25 quilómetros de Amesterdão. Trata-se de uma ciclovia construída com módulos constituídos por células fotovoltaicas, semelhantes aos painéis solares que se colocam nos telhados das habitações. A ideia é converter energia solar em energia elétrica que possa alimentar os veículos que por ali transitam.

SolaRoad

SolaRoad

"As estradas vão poder produzir eletricidade para os carros que aí circulem”, explica um dos responsáveis pelo projeto SolaRoad, Sten de Wit, que perspetiva já outros voos para a sua iniciativa.

A ciclovia que será inaugurada este mês na localidade holandesa é assim constituída por módulos retangulares que integram células fotovoltaicas. Para já o objetivo é recarregar as baterias das bicicletas elétricas que possam transitar nessa via.

A energia solar gerada por esta ciclovia será, contudo, 30% inferior à produzida pelos já habituais painéis solares colocados nos telhados das habitações, uma vez que estes podem ser alinhados com o Sol.

A ideia de instalar painéis solares nas estradas não é totalmente nova. Um projeto idêntico foi recentemente instalado nos Estados Unidos. 


  • Sporting com contas penhoradas
    1:40

    Desporto

    O Sporting tem as contas bancárias no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos penhoradas, por Dívidas ao fisco que atingem os 40 milhões de euros. O Expresso avança que, neste momento, o clube apenas tem disponíveis as contas no Millenium BCP.

  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.

  • ONU alerta para nova perigo de guerra em Gaza
    1:31

    Mundo

    Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo após nova escalada de violência em gaza que levou à morte de cinco pessoas: quatro palestinianos e um soldado israelita nos violentos ataques de ontem. As Nações Unidas alertam para os perigos de uma nova guerra na região.