sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas estudam método para diagnosticar 13 tipos de cancro através de teste sanguíneo

Investigadores japoneses começaram a desenvolver  um método para diagnosticar 13 dos tipos de cancro mais comuns através de  uma análise ao sangue que, segundo os cientistas, seria "o primeiro sistema  de deteção de alta precisão do mundo". 

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

O grupo de investigadores, formado pelo Centro Nacional de Cancro (CNC)  do Japão, pelo Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Indústrias  (NEDO), universidades e sete empresas, aspira ter disponível o novo sistema  num prazo de cinco anos, de acordo com informações divulgadas hoje por estas  instituições num comunicado conjunto citado pela agência Efe. 

O projeto conta com um orçamento de 7.900 milhões de ienes (57 milhões  de euros), financiados pelo NEDO, um organismo científico independente.

O seu objetivo passa por diagnosticar designadamente os cancros do estomago,  esófago, pulmão, fígado, vesícula biliar, pâncreas, cólon, ovários, próstata,  bexiga e mama. 

Este seria "o primeiro sistema de diagnóstico de alta precisão do mundo"  para o cancro, afirma na mesma nota o presidente do CNC, Tomomitsu Hotta,  assinalando que o método permitiria aumentar a esperança de vida dos pacientes.

Simultaneamente, o NEDO trabalhará no desenvolvimento de um sistema  idêntico para o Alzheimer, segundo o consórcio de investigadores. 

 

Lusa

  • Relatório arrasa atuação do FMI

    Economia

    Um relatório arrasador sobre a prestação do FMI no programa de assistência financeira a Portugal foi apresentado por um órgão independente e revela que os técnicos da troika fizeram mal as contas.

  • "Nós somos culpados de termos convencido o FMI"

    Economia

    O Governador do Banco de Portugal diz que o relatório sobre a atuação do FMI é "uma crítica ao FMI por se ter deixado convencer por nós e ao Banco de Portugal por ter convencido o FMI". Um órgão independente apresentou um relatório sobre a prestação do FMI no programa de assistência financeira a Portugal, que diz que os técnicos da Troika foram demasiado otimistas nas previsões.

  • "O passado é o passado e isso nenhuma multa vai mudar"

    Economia

    Quando os comissários começaram a reunião para decidir sobre as sanções a aplicar ninguém podia arriscar um prognóstico. Entre Lisboa e Bruxelas foram várias as horas passadas ao telefone. Valeram os esforços diplomáticos que incluiram Marcelo, Costa e o comissário Carlos Moedas e ainda a ajuda decisiva do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

  • O que precisa Hillary para conquistar os EUA

    Eleições EUA 2016

    Os mais ilustres oradores não têm poupado nos elogios a Hillary Clinton, mas o desafio da candidata à Casa Branca é contrariar a onda negativa à sua volta depois dos ataques de Donald Trump. O relato é de Luís Costa Ribas, o jornalista da SIC que está nos EUA a acompanhar a convenção democrata.

  • Afegão mutila mulher grávida

    Mundo

    Um homem mutilou a mulher grávida, no Afeganistão. Este é o mais recente caso de violência no país. No espaço de 24 horas, uma outra mulher, também grávida, morreu às mãos dos familiares do marido.

  • Praia terapêutica na Póvoa de Varzim

    Vamos à praia

    Não estranhe se depois de uns dias na Póvoa de Varzim se sentir com mais saúde. É que as praias da cidade são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas. No século passado, até os médicos recomendavam os seus doentes a irem a banhos na Póvoa. Ainda hoje, é uma autêntica experiência de talassoterapia mas só para quem conseguir suportar a baixa temperatura da água do mar.