sicnot

Perfil

Mundo

"Eu acompanho-te" revela onda de solidariedade com muçulmanos de Sydney

O receio de que os muçulmanos possam ser vítimas de discriminação devido ao sequestro de Sydney produziu uma onda de solidariedade nas redes sociais. Utilizadores do Twitter estão a oferecer "boleias" a quem se sinta de algum modo ameaçado e necessite de companhia apenas para andar nas ruas.

O hashtah illridewithyou registado nas redes sociais pelo mundo.

O hashtah illridewithyou registado nas redes sociais pelo mundo.

Utilizando o hashtag #illridewithyou [eu acompanho-te], os australianos querem demonstrar que estão contra qualquer tipo de extremismo e de injustiça. 

A ideia terá partido de Tessa Kum, que no Twitter tem o nome de  Sir Tessa, depois de ler uma história que se passou num transporte público de Sydney com outra utilizadora. Rachael Jacobs  relatou o seu encontrou com uma mulher muçulmana: "a (presumível) muçulmana sentada ao meu lado no comboio removeu silenciosamente o hijab". "Fui atrás dela pela estação. Disse-lhe: 'volta a colocá-lo. Eu acompanho-te'. Ela começou a chorar e abraçou-me durante um minuto - e depois foi embora sozinha". 

Depois de ler esta história, Tessa Kum escreveu: "Se costumas viajar no autocarro 373 Coogee/MartinPl, usas roupa religiosa e não te sentes seguro sozinha, eu acompanho-te"[I'll ride with you].

  • Sequestro no centro de Sydney

    Mundo

    Pelo menos cinco reféns já conseguiram sair do café onde um número indeterminado de pessoas está sequestrado por um homem armado no centro de Sydney, na Austrália, há mais de 12 horas. A polícia garante estar em contato com o sequestrador, cuja identidade não foi revelada, tal como as suas motivações. 

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC