sicnot

Perfil

Mundo

Homer Simpson, "génio" da Física Quântica

Homer Simpson previu o "bosão de Higgs", ou o volume da partícula de Higgs, 14 anos antes de este ter sido cientificamente comprovado. Quem o diz é Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

Matt Groening/Fox)

No episódio "The Wizard of Evergreen Terrace", exibido em 1998, Homer torna-se um inventor e surge junto a um quadro preto com uma equação complexa.

"Essa equação prevê o volume da partícula de Higgs. Conseguindo resolvê-la, obtém-se o volume da partícula de Higgs, apenas ligeiramente maior que uma nanopartícula de Higgs. É espantoso que Homer o tenha feito 14 anos antes de ter sido descoberta", explica Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

O bosão de Higgs é uma partícula subatómica, tal como o protão, o neutrão ou o eletrão. Foi previsto inicialmente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas desde então não houve condições tecnológicas de comprovar a possível existência do bosão até ao funcionamento do Grande Colisor de Hadrões (LHC) em 2008.  

A série Os Simpsons, diz Simon Singh, "é o programa mais matemático da história da televisão exibido em horário nobre  e encoraja e nutre os amantes de matemática".


  • Costa defende legalização da eutanásia como forma de "alargar a liberdade"
    0:42
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC