sicnot

Perfil

Mundo

Homer Simpson, "génio" da Física Quântica

Homer Simpson previu o "bosão de Higgs", ou o volume da partícula de Higgs, 14 anos antes de este ter sido cientificamente comprovado. Quem o diz é Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

Matt Groening/Fox)

No episódio "The Wizard of Evergreen Terrace", exibido em 1998, Homer torna-se um inventor e surge junto a um quadro preto com uma equação complexa.

"Essa equação prevê o volume da partícula de Higgs. Conseguindo resolvê-la, obtém-se o volume da partícula de Higgs, apenas ligeiramente maior que uma nanopartícula de Higgs. É espantoso que Homer o tenha feito 14 anos antes de ter sido descoberta", explica Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

O bosão de Higgs é uma partícula subatómica, tal como o protão, o neutrão ou o eletrão. Foi previsto inicialmente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas desde então não houve condições tecnológicas de comprovar a possível existência do bosão até ao funcionamento do Grande Colisor de Hadrões (LHC) em 2008.  

A série Os Simpsons, diz Simon Singh, "é o programa mais matemático da história da televisão exibido em horário nobre  e encoraja e nutre os amantes de matemática".


  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52