sicnot

Perfil

Mundo

Homer Simpson, "génio" da Física Quântica

Homer Simpson previu o "bosão de Higgs", ou o volume da partícula de Higgs, 14 anos antes de este ter sido cientificamente comprovado. Quem o diz é Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

Matt Groening/Fox)

No episódio "The Wizard of Evergreen Terrace", exibido em 1998, Homer torna-se um inventor e surge junto a um quadro preto com uma equação complexa.

"Essa equação prevê o volume da partícula de Higgs. Conseguindo resolvê-la, obtém-se o volume da partícula de Higgs, apenas ligeiramente maior que uma nanopartícula de Higgs. É espantoso que Homer o tenha feito 14 anos antes de ter sido descoberta", explica Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

O bosão de Higgs é uma partícula subatómica, tal como o protão, o neutrão ou o eletrão. Foi previsto inicialmente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas desde então não houve condições tecnológicas de comprovar a possível existência do bosão até ao funcionamento do Grande Colisor de Hadrões (LHC) em 2008.  

A série Os Simpsons, diz Simon Singh, "é o programa mais matemático da história da televisão exibido em horário nobre  e encoraja e nutre os amantes de matemática".


  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04