sicnot

Perfil

Mundo

Homer Simpson, "génio" da Física Quântica

Homer Simpson previu o "bosão de Higgs", ou o volume da partícula de Higgs, 14 anos antes de este ter sido cientificamente comprovado. Quem o diz é Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

Matt Groening/Fox)

No episódio "The Wizard of Evergreen Terrace", exibido em 1998, Homer torna-se um inventor e surge junto a um quadro preto com uma equação complexa.

"Essa equação prevê o volume da partícula de Higgs. Conseguindo resolvê-la, obtém-se o volume da partícula de Higgs, apenas ligeiramente maior que uma nanopartícula de Higgs. É espantoso que Homer o tenha feito 14 anos antes de ter sido descoberta", explica Simon Singh, autor de "Os Simpsons e os seus Segredos Matemáticos".

O bosão de Higgs é uma partícula subatómica, tal como o protão, o neutrão ou o eletrão. Foi previsto inicialmente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas desde então não houve condições tecnológicas de comprovar a possível existência do bosão até ao funcionamento do Grande Colisor de Hadrões (LHC) em 2008.  

A série Os Simpsons, diz Simon Singh, "é o programa mais matemático da história da televisão exibido em horário nobre  e encoraja e nutre os amantes de matemática".


  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54