sicnot

Perfil

Mundo

Opel lança sistema em que carro contacta socorro em caso de acidente

A Opel vai estrear no Salão Automóvel de Genebra um novo sistema que, em caso de acidente, põe em contacto, automaticamente, um especialista em emergência com os ocupantes da viatura. 

Opel

Este sistema, chamado OnStar e apresentado hoje aos jornalistas, vai ser lançado em 13 países europeus a partir de agosto, incluindo Portugal, contemplando a gama de modelos de passageiros da Opel. 

Atualmente, o OnStar tem mais de 7 milhões de assinantes nos Estados Unidos, Canadá, China e México.

O Onstar permite, entre outras funcionalidades, a ligação wi-fi 4G, assistência em caso de roubo e uma aplicação para telemóvel. 

João Falcão Neves, diretor-geral da Opel Portugal, disse à Lusa que "ter ligação internet de alta velocidade a bordo do automóvel é um sonho antigo que vamos tornar realidade", acrescentando que o sistema "oferece uma série de serviços únicos que representam um apoio efetivo e um precioso acompanhamento a todos os que utilizam automóvel". 

O responsável máximo da Opel no país adiantou ainda que o OnStar "vai estar disponível de série em quase toda a gama Opel de automóveis de passageiros, do citadino Karl ao topo de gama Insignia". 

Os carros da marca alemã vão ter, através do OnStar, ligação de alta velocidade sem fios à internet, aceitando até sete dispositivos móveis a funcionar ao mesmo tempo, dentro e à volta do veículo. 

Com a ferramenta Opel OnStar o centro de operações da marca é alertado automaticamente se, por exemplo, um airbag é despoletado. Um operador entra, então, em contacto com a viatura para determinar se a situação requer ajuda. Se não houver resposta, é acionado o programa de emergência e enviado socorro para o local exato onde se encontra a viatura.

Além do apoio em emergência, o Opel OnStar inclui ainda a assistência em viagem.

Este sistema permite ainda aceder a dados do veículo através de uma aplicação no telemóvel, como a vida útil do óleo ou a pressão de pneus, a possibilidade de trancar ou destrancar remotamente as portas, a localização 'on line' do automóvel ou a possibilidade de fazer soar a buzina e ligar as luzes.

Em caso de roubo, o sistema OnStar pode assistir o proprietário e as autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição ou enviando um sinal para o sistema de controlo eletrónico do automóvel, o qual impedirá que o motor arranque.

O anúncio da marca surge no momento em que a União Europeia aprovou a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados fabricados a partir de 2018.

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017 e a sua utilização estará acessível a todos os consumidores e gratuita, segundo a decisão de Bruxelas.

A decisão do Conselho de Ministros da UE será confirmada, sem alterações, pelo Parlamento Europeu ainda antes do verão.

A Opel vai apresentar também no Salão de Genebra, que decorre de 5 a 15 de março, dois novos modelos: o citadino Karl e o topo da gama Corsa, o desportivo OPC.



Lusa
  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC