sicnot

Perfil

Mundo

Opel lança sistema em que carro contacta socorro em caso de acidente

A Opel vai estrear no Salão Automóvel de Genebra um novo sistema que, em caso de acidente, põe em contacto, automaticamente, um especialista em emergência com os ocupantes da viatura. 

Opel

Este sistema, chamado OnStar e apresentado hoje aos jornalistas, vai ser lançado em 13 países europeus a partir de agosto, incluindo Portugal, contemplando a gama de modelos de passageiros da Opel. 

Atualmente, o OnStar tem mais de 7 milhões de assinantes nos Estados Unidos, Canadá, China e México.

O Onstar permite, entre outras funcionalidades, a ligação wi-fi 4G, assistência em caso de roubo e uma aplicação para telemóvel. 

João Falcão Neves, diretor-geral da Opel Portugal, disse à Lusa que "ter ligação internet de alta velocidade a bordo do automóvel é um sonho antigo que vamos tornar realidade", acrescentando que o sistema "oferece uma série de serviços únicos que representam um apoio efetivo e um precioso acompanhamento a todos os que utilizam automóvel". 

O responsável máximo da Opel no país adiantou ainda que o OnStar "vai estar disponível de série em quase toda a gama Opel de automóveis de passageiros, do citadino Karl ao topo de gama Insignia". 

Os carros da marca alemã vão ter, através do OnStar, ligação de alta velocidade sem fios à internet, aceitando até sete dispositivos móveis a funcionar ao mesmo tempo, dentro e à volta do veículo. 

Com a ferramenta Opel OnStar o centro de operações da marca é alertado automaticamente se, por exemplo, um airbag é despoletado. Um operador entra, então, em contacto com a viatura para determinar se a situação requer ajuda. Se não houver resposta, é acionado o programa de emergência e enviado socorro para o local exato onde se encontra a viatura.

Além do apoio em emergência, o Opel OnStar inclui ainda a assistência em viagem.

Este sistema permite ainda aceder a dados do veículo através de uma aplicação no telemóvel, como a vida útil do óleo ou a pressão de pneus, a possibilidade de trancar ou destrancar remotamente as portas, a localização 'on line' do automóvel ou a possibilidade de fazer soar a buzina e ligar as luzes.

Em caso de roubo, o sistema OnStar pode assistir o proprietário e as autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição ou enviando um sinal para o sistema de controlo eletrónico do automóvel, o qual impedirá que o motor arranque.

O anúncio da marca surge no momento em que a União Europeia aprovou a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados fabricados a partir de 2018.

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017 e a sua utilização estará acessível a todos os consumidores e gratuita, segundo a decisão de Bruxelas.

A decisão do Conselho de Ministros da UE será confirmada, sem alterações, pelo Parlamento Europeu ainda antes do verão.

A Opel vai apresentar também no Salão de Genebra, que decorre de 5 a 15 de março, dois novos modelos: o citadino Karl e o topo da gama Corsa, o desportivo OPC.



Lusa
  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.