sicnot

Perfil

Mundo

SpaceX lança dois satélites de comunicação

A sociedade privada norte-americana SpaceX lançou, este domingo, com sucesso, dois satélites de comunicação, um para a Eutelsat e outro para a Asia Broadcast (ABS), a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida.

Reuters

O foguetão Falcon 9 foi lançado às 22:50 locais (04:50 de segunda-feira em Lisboa).

Os dois satélites foram colocados em órbita cerca de 30 minutos depois, confirmou a SpaceX, na sua conta na rede social Twitter.

Construídos pelo grupo norte-americano Boeing, os satélites vão distribuir, respetivamente, programas televisivos e permitirão o acesso à Internet e a redes de telefone móvel em todo o mundo, precisou a SpaceX em comunicado citado pela agência AFP.

A Eutelsat, com base em França, é o primeiro operador europeu de satélites e o terceiro mundial, enquanto a ABS, com sede nas Bermudas, um novo operador de satélites com um dos crescimentos mais rápidos.


  • Número de mortos nos incêndios sobe para 44

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 44 mortos, disse esta sexta-feira a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC

  • Aberta nova frente de guerra no Iraque
    1:20

    Mundo

    Uma nova frente de guerra no Iraque está aberta. O exército de Bagdade combate as forças curdas e luta pelo controlo da província petrolífera de Kirkuk. Na origem da ofensiva está o referendo não reconhecido à independência do Curdistão.