sicnot

Perfil

Mundo

SpaceX lança dois satélites de comunicação

A sociedade privada norte-americana SpaceX lançou, este domingo, com sucesso, dois satélites de comunicação, um para a Eutelsat e outro para a Asia Broadcast (ABS), a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida.

Reuters

O foguetão Falcon 9 foi lançado às 22:50 locais (04:50 de segunda-feira em Lisboa).

Os dois satélites foram colocados em órbita cerca de 30 minutos depois, confirmou a SpaceX, na sua conta na rede social Twitter.

Construídos pelo grupo norte-americano Boeing, os satélites vão distribuir, respetivamente, programas televisivos e permitirão o acesso à Internet e a redes de telefone móvel em todo o mundo, precisou a SpaceX em comunicado citado pela agência AFP.

A Eutelsat, com base em França, é o primeiro operador europeu de satélites e o terceiro mundial, enquanto a ABS, com sede nas Bermudas, um novo operador de satélites com um dos crescimentos mais rápidos.


  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.