sicnot

Perfil

Mundo

Australianos indignados usam comunicações para contestar lei das comunicações

Australianos que discordam de uma proposta de lei sobre telecomunicações encontraram um meio gratuito e eficaz para fazer chegar aos políticos a sua indignação usando... as telecomunicações. Um "buraco" na ferramenta iMessage da Apple tem-lhes permitido enviar mensagens de texto para os endereços de correio eletrónico dos políticos.

O procurador-geral australiano George Brandis tem sido um dos alvos preferenciais mas muitos outros políticos têm sido "bombardeados" com iMessages - mensagens gratuitas e sem limite de caracteres. 

Contestam a lei que determina que as empresas de telecomunicação e fornecedores de Internet guardem os metadados dos consumidores durante dois anos.

Há quem envie mensagens  diretamente relacionadas com a lei em causa, mas há também quem prefira enviar o  primeiro capítulo inteiro do livro "1984". 

Uma campanha paralela incita os australianos a enviar todos os mails que escrevam com conhecimento de George Bradis. O grupo ativista político Beyond Green pede aos australianos para "ajudarem a alimentar a curiosidade insaciável de George" Bradis incluindo-o em "cc" nos e-mails.

Este será a terceira medida da política antiterrorista do Governo australiano, que começou por autorizar os serviços secretos a aceder a todas as redes na Internet com apenas um mandado de busca. Seguiu-se a restrição de locais para onde os australianos podem viajar, além de o Governo ter o poder de cancelar passaportes.
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.