sicnot

Perfil

Mundo

Australianos indignados usam comunicações para contestar lei das comunicações

Australianos que discordam de uma proposta de lei sobre telecomunicações encontraram um meio gratuito e eficaz para fazer chegar aos políticos a sua indignação usando... as telecomunicações. Um "buraco" na ferramenta iMessage da Apple tem-lhes permitido enviar mensagens de texto para os endereços de correio eletrónico dos políticos.

O procurador-geral australiano George Brandis tem sido um dos alvos preferenciais mas muitos outros políticos têm sido "bombardeados" com iMessages - mensagens gratuitas e sem limite de caracteres. 

Contestam a lei que determina que as empresas de telecomunicação e fornecedores de Internet guardem os metadados dos consumidores durante dois anos.

Há quem envie mensagens  diretamente relacionadas com a lei em causa, mas há também quem prefira enviar o  primeiro capítulo inteiro do livro "1984". 

Uma campanha paralela incita os australianos a enviar todos os mails que escrevam com conhecimento de George Bradis. O grupo ativista político Beyond Green pede aos australianos para "ajudarem a alimentar a curiosidade insaciável de George" Bradis incluindo-o em "cc" nos e-mails.

Este será a terceira medida da política antiterrorista do Governo australiano, que começou por autorizar os serviços secretos a aceder a todas as redes na Internet com apenas um mandado de busca. Seguiu-se a restrição de locais para onde os australianos podem viajar, além de o Governo ter o poder de cancelar passaportes.
  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.