sicnot

Perfil

Mundo

Australianos indignados usam comunicações para contestar lei das comunicações

Australianos que discordam de uma proposta de lei sobre telecomunicações encontraram um meio gratuito e eficaz para fazer chegar aos políticos a sua indignação usando... as telecomunicações. Um "buraco" na ferramenta iMessage da Apple tem-lhes permitido enviar mensagens de texto para os endereços de correio eletrónico dos políticos.

O procurador-geral australiano George Brandis tem sido um dos alvos preferenciais mas muitos outros políticos têm sido "bombardeados" com iMessages - mensagens gratuitas e sem limite de caracteres. 

Contestam a lei que determina que as empresas de telecomunicação e fornecedores de Internet guardem os metadados dos consumidores durante dois anos.

Há quem envie mensagens  diretamente relacionadas com a lei em causa, mas há também quem prefira enviar o  primeiro capítulo inteiro do livro "1984". 

Uma campanha paralela incita os australianos a enviar todos os mails que escrevam com conhecimento de George Bradis. O grupo ativista político Beyond Green pede aos australianos para "ajudarem a alimentar a curiosidade insaciável de George" Bradis incluindo-o em "cc" nos e-mails.

Este será a terceira medida da política antiterrorista do Governo australiano, que começou por autorizar os serviços secretos a aceder a todas as redes na Internet com apenas um mandado de busca. Seguiu-se a restrição de locais para onde os australianos podem viajar, além de o Governo ter o poder de cancelar passaportes.
  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.