sicnot

Perfil

Mundo

Funeral de opositor russo Boris Nemtsov reúne centenas de pessoas

Várias centenas de pessoas juntaram-se hoje em Moscovo, junto ao Centro Sakharov, onde deu início o funeral do opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na passada sexta-feira junto ao Kremlin.

© Maxim Shemetov / Reuters

Os restos mortais de Boris Nemtsov vão estar hoje no Centro Sakharov, um museu dedicado aos Direitos Humanos e ao académico dissidente soviético Andreï Sakharov, antes do enterro no cemitério de Troïekourovskoïe.

"É alguém de quem me sentia próximo. Queria dizer-lhe adeus. Era um homem de princípios, um homem carismático. Pouco me importa quem o matou, é uma perda irreparável", disse Maria Koniakova, psicóloga. 

A mãe de Boris Nemtsov sentou-se junto ao caixão aberto, como manda a tradição ortodoxa. Anónimos e figuras públicas, como o antigo primeiro-ministro Mikhaïl Kassianov e o embaixador dos Estados Unidos John Tefft, aproximaram-se do corpo para deixar flores.

O funeral do opositor de Vladimir Putin decorre na presença de vários embaixadores de países europeus e outros responsáveis estrangeiros, entre os quais o chefe da diplomacia lituano, Linas Linkevicius, o presidente da câmara de Riga, capital da Letónia, Nils Usakovs, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Konrad Pawlik.


Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".