sicnot

Perfil

Mundo

Funeral de opositor russo Boris Nemtsov reúne centenas de pessoas

Várias centenas de pessoas juntaram-se hoje em Moscovo, junto ao Centro Sakharov, onde deu início o funeral do opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na passada sexta-feira junto ao Kremlin.

© Maxim Shemetov / Reuters

Os restos mortais de Boris Nemtsov vão estar hoje no Centro Sakharov, um museu dedicado aos Direitos Humanos e ao académico dissidente soviético Andreï Sakharov, antes do enterro no cemitério de Troïekourovskoïe.

"É alguém de quem me sentia próximo. Queria dizer-lhe adeus. Era um homem de princípios, um homem carismático. Pouco me importa quem o matou, é uma perda irreparável", disse Maria Koniakova, psicóloga. 

A mãe de Boris Nemtsov sentou-se junto ao caixão aberto, como manda a tradição ortodoxa. Anónimos e figuras públicas, como o antigo primeiro-ministro Mikhaïl Kassianov e o embaixador dos Estados Unidos John Tefft, aproximaram-se do corpo para deixar flores.

O funeral do opositor de Vladimir Putin decorre na presença de vários embaixadores de países europeus e outros responsáveis estrangeiros, entre os quais o chefe da diplomacia lituano, Linas Linkevicius, o presidente da câmara de Riga, capital da Letónia, Nils Usakovs, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Konrad Pawlik.


Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.