sicnot

Perfil

Mundo

Raio mata seis pessoas na província angolana de Benguela

Seis pessoas morreram na província de Benguela na sequência da queda de um raio, causado pelo mau tempo que se fez sentir no fim de semana naquela região de Angola, informou hoje à Lusa fonte do dos bombeiros.

Reuters

O caso, agora divulgado, aconteceu no município do Cubal e as seis mortes, entre as quais estão, pelo menos, dois elementos da mesma família, resultaram de uma descarga elétrica atmosférica sobre uma residência, indicou o porta-voz do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.

"As chuvas fortes que se abateram sobre a zona e as descargas elétricas provocaram ainda a destruição de cinco residências", explicou à Lusa Faustino Sebastião.

Duas das vítimas acabaram por morrer no hospital, devido à gravidade dos ferimentos.

As descargas elétricas são um fenómeno comum em Angola e matam anualmente dezenas de pessoas.

A Lusa noticiou em janeiro passado que os edifícios privados angolanos com mais de 25 metros de altura, bem como todos os equipamentos públicos, estão agora obrigados a ter proteção contra raios.

A medida consta da nova regulamentação aprovada pelo Governo angolano, que entrou em vigor a 13 de janeiro, à qual a Lusa teve acesso, prevendo um período transição de 180 dias a três anos, na aplicação de sanções em caso de incumprimento.

A nova legislação estabelece que passa a ser obrigatória a proteção de todos os edifícios públicos. O mesmo acontece com qualquer edifício com mais de 25 metros de altura, bem como estabelecimentos comercias ou industriais com mais de 500 metros quadrados.

A introdução desta regulamentação é justificada pelo executivo, no despacho que a aprova, por se tratar de um país "que, pela sua localização geográfica, está suscetível à ocorrência de fenómenos atmosféricos intensos, como é o caso das descargas atmosféricas". Sendo por isso "necessária a adoção de medidas eficientes que permitam a redução dos riscos causados por este tipo de fenómenos", lê-se.

Os sistemas de proteção a utilizar passam a ser de inclusão obrigatória nos novos projetos de construção.

Foi também criado o Sistema Nacional de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, para acompanhar a aplicação da legislação e certificar entidades responsáveis por este processo, integrando o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica e o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.