sicnot

Perfil

Mundo

Snowden quer voltar aos EUA, mas só se lhe garantirem julgamento justo

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana Edward Snowden, refugiado há quase dois anos em Moscovo, quer regressar ao seu país, mas só se lhe garantirem um julgamento justo, disse hoje o seu advogado russo.

© Vincent Kessler / Reuters

"Deseja voltar e estamos a fazer os possíveis para consegui-lo", declarou Anatoli Kucherena numa conferência de imprensa em que precisou que o informático que denunciou um esquema maciço de espionagem das comunicações por parte dos Estados Unidos quer ter um julgamento justo, segundo a agência Interfax.

De acordo com o advogado, por agora, a única promessa que o procurador-geral dos Estados Unidos fez é que, no caso de regressar e de ser submetido a julgamento, Snowden não será condenado à pena capital.

Desde que chegou à Rússia, a 23 de junho de 2013, fugindo da justiça norte-americana, Snowden, de 31 anos, vivem em local não-determinado daquele país, graças a um asilo temporário que lhe foi concedido pelas autoridades russas.

O seu advogado explicou hoje que, embora "viva como um homem livre", tem de ocultar os pormenores da sua vida por motivos de segurança.

"É claro que cumpre medidas de segurança. Mas também viaja, vai às lojas, aos museus, aos teatros. É um homem livre", afirmou Kucherena.

Snowden, procurado por espionagem nos Estados Unidos, recebeu em julho de 2014 o visto de residência por um prazo de três anos, pelo que poderá viver na Rússia até 01 de agosto de 2017
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC