sicnot

Perfil

Mundo

Snowden quer voltar aos EUA, mas só se lhe garantirem julgamento justo

O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana Edward Snowden, refugiado há quase dois anos em Moscovo, quer regressar ao seu país, mas só se lhe garantirem um julgamento justo, disse hoje o seu advogado russo.

© Vincent Kessler / Reuters

"Deseja voltar e estamos a fazer os possíveis para consegui-lo", declarou Anatoli Kucherena numa conferência de imprensa em que precisou que o informático que denunciou um esquema maciço de espionagem das comunicações por parte dos Estados Unidos quer ter um julgamento justo, segundo a agência Interfax.

De acordo com o advogado, por agora, a única promessa que o procurador-geral dos Estados Unidos fez é que, no caso de regressar e de ser submetido a julgamento, Snowden não será condenado à pena capital.

Desde que chegou à Rússia, a 23 de junho de 2013, fugindo da justiça norte-americana, Snowden, de 31 anos, vivem em local não-determinado daquele país, graças a um asilo temporário que lhe foi concedido pelas autoridades russas.

O seu advogado explicou hoje que, embora "viva como um homem livre", tem de ocultar os pormenores da sua vida por motivos de segurança.

"É claro que cumpre medidas de segurança. Mas também viaja, vai às lojas, aos museus, aos teatros. É um homem livre", afirmou Kucherena.

Snowden, procurado por espionagem nos Estados Unidos, recebeu em julho de 2014 o visto de residência por um prazo de três anos, pelo que poderá viver na Rússia até 01 de agosto de 2017
  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.