sicnot

Perfil

Mundo

Vulcão Villarrica, no sul do Chile, entrou em erupção

O vulcão Villarrica, no sul do Chile, entrou em erupção hoje de madrugada levando as autoridades a decretar um alerta vermelho e a retirar mais de 3.000 pessoas de povoações próximas.

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

© STRINGER Chile / Reuters

Vulcão Villarica, 2012

Vulcão Villarica, 2012

Mauricio Cuevas/AP

A Presidente chilena, Michelle Bachelet, convocou os ministros do Interior, Defesa e Saúde para uma reunião de emergência para coordenar outras medidas de prevenção.

A erupção do vulcão, situado na região de Araucanía, cerca de 780 quilómetros a sul da capital, envolveu a emissão de lava e pequenas explosões.

Segundo habitantes da zona, o caudal dos rios próximos aumentou visivelmente devido ao degelo da neve que cobria o maciço montanhoso.

Entre as localidades mais afetadas estão pontos de grande afluência turística como Pucón, Villarica, Coñaripe e Panguipulli.



Lusa
  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".