sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades chilenas mantêm alerta vermelho em redor do vulcão Villarrica

As autoridades chilenas decidiram hoje manter o nível máximo de alerta (vermelho) em redor do vulcão Villarrica, que entrou em erupção na terça-feira e que obrigou à retirada de 4.000 pessoas das povoações mais próximas.

© STRINGER Chile / Reuters

A medida, hoje aprovada numa reunião do Comité de Operações de Emergência, abrange um perímetro de 10 quilómetros e implica que os habitantes das povoações abrangidas permaneçam em locais seguros.

As autoridades informaram que a atividade vulcânica do Villarrica, no sul do país, permanecia hoje calma, indicando ainda que estavam a ser programados novos voos para observar a cratera do vulcão.

Até ao momento, não foram relatados problemas de saúde associados à erupção vulcânica e todas as estradas da região estão abertas à circulação de veículos, acrescentaram as autoridades chilenas.

O vulcão Villarrica, situado na região de Araucanía, cerca de 780 quilómetros a sul da capital chilena, entrou em erupção na terça-feira de madrugada, registando emissão de lava e pequenas explosões.

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36