sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades chilenas mantêm alerta vermelho em redor do vulcão Villarrica

As autoridades chilenas decidiram hoje manter o nível máximo de alerta (vermelho) em redor do vulcão Villarrica, que entrou em erupção na terça-feira e que obrigou à retirada de 4.000 pessoas das povoações mais próximas.

© STRINGER Chile / Reuters

A medida, hoje aprovada numa reunião do Comité de Operações de Emergência, abrange um perímetro de 10 quilómetros e implica que os habitantes das povoações abrangidas permaneçam em locais seguros.

As autoridades informaram que a atividade vulcânica do Villarrica, no sul do país, permanecia hoje calma, indicando ainda que estavam a ser programados novos voos para observar a cratera do vulcão.

Até ao momento, não foram relatados problemas de saúde associados à erupção vulcânica e todas as estradas da região estão abertas à circulação de veículos, acrescentaram as autoridades chilenas.

O vulcão Villarrica, situado na região de Araucanía, cerca de 780 quilómetros a sul da capital chilena, entrou em erupção na terça-feira de madrugada, registando emissão de lava e pequenas explosões.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.