sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE pede libertação de piloto ucraniana detida na Rússia

A piloto militar ucraniana detida na Rússia, Nadia Savchenko, corre risco de vida devido à greve de fome que começou há quase três meses, avisou hoje a chefe da diplomacia da União Europeia.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"Nadia Savchenko está em greve de fome há 82 dias. Após este prolongado período de tempo, enfrenta danos permanentes na sua saúde ou mesmo a morte", afirmou, em comunicado, Federica Mogherini.

"Mais uma vez, junto a minha voz à de todos aqueles que têm apelado às autoridades russas para libertarem urgentemente e por razões humanitárias Nadia Savchenko", acrescenta no documento. 

Segundo Federica Mogherini, um tribunal de Moscovo rejeitou hoje outro apelo da piloto, de 33 anos, contra a sua detenção.

A mulher piloto iniciou uma greve de fome em protesto contra a sua detenção o ano passado por alegado envolvimento num ataque em que morreram dois jornalistas russos na fronteira com a Ucrânia.

Desde que iniciou a greve de fome, Nadia Savchenko já perdeu 20 quilos.

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, pediu também hoje ao seu homólogo russo para libertar a piloto.










Lusa
  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.