sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE pede libertação de piloto ucraniana detida na Rússia

A piloto militar ucraniana detida na Rússia, Nadia Savchenko, corre risco de vida devido à greve de fome que começou há quase três meses, avisou hoje a chefe da diplomacia da União Europeia.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

"Nadia Savchenko está em greve de fome há 82 dias. Após este prolongado período de tempo, enfrenta danos permanentes na sua saúde ou mesmo a morte", afirmou, em comunicado, Federica Mogherini.

"Mais uma vez, junto a minha voz à de todos aqueles que têm apelado às autoridades russas para libertarem urgentemente e por razões humanitárias Nadia Savchenko", acrescenta no documento. 

Segundo Federica Mogherini, um tribunal de Moscovo rejeitou hoje outro apelo da piloto, de 33 anos, contra a sua detenção.

A mulher piloto iniciou uma greve de fome em protesto contra a sua detenção o ano passado por alegado envolvimento num ataque em que morreram dois jornalistas russos na fronteira com a Ucrânia.

Desde que iniciou a greve de fome, Nadia Savchenko já perdeu 20 quilos.

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, pediu também hoje ao seu homólogo russo para libertar a piloto.










Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC