sicnot

Perfil

Mundo

Detidos 81 imigrantes ilegais no mar da Tunísia

A Guarda Costeira tunisina deteve 81 imigrantes clandestinos numa embarcação que zarpou do norte da Líbia e entrou em águas territoriais da região tunisina de Zarzis, no sul, fronteiriça com a Líbia, indicou hoje o porta-voz da Defesa.

Foram detidos 81 imigrantes clandestinos no mar do sul de Tunes.

Foram detidos 81 imigrantes clandestinos no mar do sul de Tunes.

© Antonio Parrinello / Reuters

Segundo a mesma fonte, os imigrantes intercetados são de diferentes nacionalidades africanas e cinco são mulheres.

Entraram em águas territoriais tunisinas esta madrugada, na sua rota em direção a Itália, local privilegiado pelas máfias locais para onde enviar trabalhadores clandestinos, por se encontrar em frente à costa da Tunísia.

A zona do sul do país, que faz fronteira com a Líbia, encontra-se sob forte controlo de segurança militar a nível terrestre, marítimo e aéreo desde que se intensificaram os confrontos entre as diversas fações armadas líbias, há um mês, com o objetivo de impedir a passagem de armas, terroristas e milicianos.


Lusa
  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20