sicnot

Perfil

Mundo

Milicianos xiitas dispersam milhares de manifestantes na capital do Iémen

Os milicianos xiitas huties que controlam a capital do Iémen dispersaram hoje violentamente milhares de manifestantes que saíram à rua em apoio do Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, refugiado em Aden (sul), indicaram os organizadores.

© Stringer . / Reuters

O protesto decorreu no centro de Sanaa, com a palavra de ordem central "Huties, rua" ecoada pelos manifestantes, e antes de os milicianos xiitas terem disparado para o ar e depois atacado os participantes com bastões e facas, provocando pelo menos dois feridos e 15 detidos levados para "destino desconhecido", segundo os opositores.  

"Sim à autoridade legítima" de Hadi, "Não ao golpe de Estado", foram outras frases gritadas pelos manifestantes, convocados por grupos da juventude do Movimento da recusa, recentemente formado para contestar o poder dos huties. 

No verão de 2014, os huties deixaram o seu bastião de Saada (norte do Iémen) para iniciar uma marcha em direção a Sanaa, onde entraram em setembro. No final de janeiro reforçaram a sua presença na capital ao apoderarem-se do palácio presidencial e forçando a demissão de Hadi e do seu primeiro-ministro. De seguida, nomearam um "conselho presidencial". 

Considerado pela comunidade internacional "Presidente legítimo do Iémen", Hadi conseguiu escapar para Aden em fevereiro, onde renunciou à sua demissão e passou a contestar a autoridade dos huties. 

O enviado da ONU para o Iémen, Jamal Benomar, deslocou-se hoje de novo a Aden, onde se reuniu com Hadi, no âmbito dos esforços diplomáticos para convencer as partes iemenitas a retomarem o diálogo. 


Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.