sicnot

Perfil

Mundo

Ministros dos Negócios Estrangeiros reúnem-se em Riga com Líbia e Ucrânia na agenda

Os ministros dos Negócios Estrangeiros reúnem-se no final desta semana em Riga, capital da Letónia, numa reunião informal com a situação na Líbia, a crise na Ucrânia e as relações com a Rússia em cima da mesa.

© Baz Ratner / Reuters

O encontro entre os chefes da diplomacia dos 28 Estados-membros acontece sexta-feira e sábado na capital da Letónia, país que tem a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), e conta com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete. A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, presidirá aos trabalhos.

A crise na Ucrânia e as relações tensas entre a União Europeia e a Rússia, na sequência desse conflito, serão um dos principais temas a abordadar. A Uniao Europeia impôs sanções à Rússia na sequência do conflito e admite vir a alargá-las mais caso sejam violados "de modo flagrante" os acordos de paz acordados em fevereiro que deveriam terminar com os conflitos no leste da Ucrânia.

Desde início da violência separatista no leste da Ucrânia já morreram mais de 6.000 pessoas e vários milhares foram deslocados ou abandonaram as suas casas.

O encontro informal deverá ainda focar-se no conflito armado na Líbia, depois de esta semana a chefe da diplomacia da europeia ter alertado para a "queda livre" em que o país africano se encontra, considerando esta crise a mais perigosa que se está a desenrolar nos países vizinhos a Sul da UE e com possíveis consequências "dramáticas" para a Europa.

"A UE está disposta a ajudar plenamente um Governo de unidade nacional na Líbia na luta contra o Estado Islâmico", disse Mogherini, que considerou que o encontro de Riga será o momento certo "para discutir e acordar medidas concretas".

O país permanece numa situação caótica e continua a manter dois parlamentos e dois governos rivais, um próximo da coligação de milícias Fajr Líbia e o outro reconhecido pela comunidade internacional e sediado em Tobruk, leste do país.

Nesta reunião informal entre os chefes da diplomacia será ainda preparada Cimeira da Parceria Oriental, que decorre em maio em Riga, e discutida a Política Europeia de vizinhança, cuja revisão foi lançada esta quarta-feira.

A política de vizinhança da UE tem sido criticada, havendo mesmo acusações de que ajudou a despertar a agressividade da Rússia. O acordo de associação entre a UE e a a Ucrânia foi entendido por Moscovo como uma intrusão na sua esfera de influência.



Lusa
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.