sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 34 mortos em ataque contra quartel dos serviços de informações em Alepo, na Síria

Pelo menos 20 membros das forças governamentais sírias e 14 rebeldes foram hoje mortos num ataque contra um quartel-general dos serviços de informações da Força aérea na cidade de Alepo (norte), informou o Observatório sírio dos direitos humanos (OSDH). 

© Hosam Katan / Reuters

Segundo a ONG, os rebeldes detonaram uma poderosa carga explosiva subterrânea sob um edifício onde estavam instalados gabinetes dos serviços de informações da Força aérea síria. De seguida, registaram-se combates entre as forças do regime e rebeldes, que não conseguiram tomar o controlo do complexo. 

A Frente Al-Nusra, um ramo da Al-Qaida na Síria, disse na rede social Twitter que as suas forças, com outras fações rebeldes, "atacaram os gabinetes dos serviços de informações militares e edifícios vizinhos". 

Uma fonte militar síria garantiu que unidades leais ao regime do Presidente Bashar al-Assad comprometeram a "tentativa de um grupo terrorista em infiltrar-se no edifício dos serviços de informações militares em Apelo, e mataram ou feriram vários atacantes". 

Ainda em Alepo, pelo menos seis civis foram mortos e 30 ficaram feridos após o disparo de projéteis pelos rebeldes sobre áreas controladas pelas autoridades nos bairros de Yalediya e Salahedin, acrescentou o Observatório. 

Os rebeldes desencadearam uma ofensiva em finais de julho de 2012 em Alepo e passaram a controlar uma ampla área da cidade, mas sem conseguirem controlar toda a localidade. 

Segundo a ONU, o conflito na Síria, iniciado em março de 2011, já provocou mais de 200.000 mortos e nove milhões de civis foram forçados a abandonar as suas casas, com cerca de três milhões de refugiados em países vizinhos. 



Lusa
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.