sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram mata 68 pessoas, entre as quais crianças, no nordeste da Nigéria

Pelo menos 68 pessoas, entre as quais crianças, foram mortas num massacre perpetrado pelo grupo radical islâmico Boko Haram numa aldeia do nordeste da Nigéria, indicaram hoje testemunhas e membros de uma milícia local.

© Stringer . / Reuters

O ataque ocorreu na terça-feira na aldeia de Njaba, que ficou totalmente destruída pelas chamas.  

"Eu participei na contagem dos cadáveres, 68 pessoas foram mortas", declarou Muminu Haruna, de 42 anos, que conseguiu fugir.

Segundo Haruna e outras três testemunhas, várias crianças foram deliberadamente tomadas como alvos. 

Os elementos do Boko Haram estavam fortemente armados e entraram na aldeia do estado de Borno "vindos de todas as direções", disse Falmata Bisika, de 62 anos, que fugiu para a capital do estado, Maiduguri, a cerca de 50 quilómetros a norte de Njaba, onde falou à imprensa.

"Os terroristas estavam armados até aos dentes", relatou a testemunha, que os viu disparar sobre os habitantes em fuga, incluindo "adolescentes e velhos". 

"É muito improvável que eu alguma vez regresse: quatro dos meus netos foram mortos", observou. 

Ali Mulai, membro de uma milícia local, disse que o ataque começou pelas 05:00 locais (04:00 TMG e de Lisboa).

"Entre as vítimas havia meninos e meninas com idades entre os 13 e os 19 anos e outros habitantes mais velhos que foram mortos a tiro ou esquartejados", indicou.

Outro elemento da mesma milícia referiu que o ataque deverá ter sido lançado a partir de Gwoza, onde o Boko Haram está a concentrar combatentes. 

Gwoza é também a cidade do estado de Borno onde o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, primeiro proclamou a existência de um califado islamista dentro da Nigéria.



Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.