sicnot

Perfil

Mundo

Boko Haram mata 68 pessoas, entre as quais crianças, no nordeste da Nigéria

Pelo menos 68 pessoas, entre as quais crianças, foram mortas num massacre perpetrado pelo grupo radical islâmico Boko Haram numa aldeia do nordeste da Nigéria, indicaram hoje testemunhas e membros de uma milícia local.

© Stringer . / Reuters

O ataque ocorreu na terça-feira na aldeia de Njaba, que ficou totalmente destruída pelas chamas.  

"Eu participei na contagem dos cadáveres, 68 pessoas foram mortas", declarou Muminu Haruna, de 42 anos, que conseguiu fugir.

Segundo Haruna e outras três testemunhas, várias crianças foram deliberadamente tomadas como alvos. 

Os elementos do Boko Haram estavam fortemente armados e entraram na aldeia do estado de Borno "vindos de todas as direções", disse Falmata Bisika, de 62 anos, que fugiu para a capital do estado, Maiduguri, a cerca de 50 quilómetros a norte de Njaba, onde falou à imprensa.

"Os terroristas estavam armados até aos dentes", relatou a testemunha, que os viu disparar sobre os habitantes em fuga, incluindo "adolescentes e velhos". 

"É muito improvável que eu alguma vez regresse: quatro dos meus netos foram mortos", observou. 

Ali Mulai, membro de uma milícia local, disse que o ataque começou pelas 05:00 locais (04:00 TMG e de Lisboa).

"Entre as vítimas havia meninos e meninas com idades entre os 13 e os 19 anos e outros habitantes mais velhos que foram mortos a tiro ou esquartejados", indicou.

Outro elemento da mesma milícia referiu que o ataque deverá ter sido lançado a partir de Gwoza, onde o Boko Haram está a concentrar combatentes. 

Gwoza é também a cidade do estado de Borno onde o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, primeiro proclamou a existência de um califado islamista dentro da Nigéria.



Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.