sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos propõem à ONU resolução para condenar uso de gás de cloro na Síria

Os Estados Unidos propuseram na quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que condena o uso de gás de cloro no conflito sírio e ameaça com sanções, sem acusar explicitamente o regime de Damasco.

© Carlo Allegri / Reuters

O texto deve começar a ser discutido hoje com especialistas dos 15 países membros e Washington espera que seja adotado na sexta-feira, segundo fontes diplomáticas.


A proposta de resolução evoca o capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que prevê medidas coercivas, desde sanções ao uso de força, para aplicar as decisões do Conselho.


O texto "condena o mais firmemente possível a utilização de todos os produtos químicos tóxicos, como o cloro, como arma na Síria" e afirma que os responsáveis destes atos "devem ser responder por eles". 


No entanto, o diploma não designa os culpados da utilização do cloro, provada pelos relatórios de investigação da organização para a interdição das armas químicas.


Lusa
  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano