sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos propõem à ONU resolução para condenar uso de gás de cloro na Síria

Os Estados Unidos propuseram na quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que condena o uso de gás de cloro no conflito sírio e ameaça com sanções, sem acusar explicitamente o regime de Damasco.

© Carlo Allegri / Reuters

O texto deve começar a ser discutido hoje com especialistas dos 15 países membros e Washington espera que seja adotado na sexta-feira, segundo fontes diplomáticas.


A proposta de resolução evoca o capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que prevê medidas coercivas, desde sanções ao uso de força, para aplicar as decisões do Conselho.


O texto "condena o mais firmemente possível a utilização de todos os produtos químicos tóxicos, como o cloro, como arma na Síria" e afirma que os responsáveis destes atos "devem ser responder por eles". 


No entanto, o diploma não designa os culpados da utilização do cloro, provada pelos relatórios de investigação da organização para a interdição das armas químicas.


Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC