sicnot

Perfil

Mundo

Florida obriga transexuais a utilizarem casas de banho públicas de acordo com o sexo de nascimento

O Estado da Florida aprovou uma lei que obriga os transexuais a utilizarem as casas de banho públicas de acordo com o seu sexo de nascimento, informaram esta quinta-feira fontes oficiais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

A lei, apoiada pelo republicando de Miami Frank Artiles, pretende manter a segurança pública e a privacidade.

"Trata-se de uma legislação de sentido comum, que protege as famílias da Florida", referiu, em comunicado Frank Artiles.

A União Americana das Liberdades Civis da Florida pediu quarta-feira numa carta, assinada por mais de 40 mil pessoas, e enviada à Câmara dos Representantes para a lei não ser aprovado porque "denigre" tantos os transexuais como os que não são.

A lei castiga especialmente os transexuais ao considerar "delito menor de primeiro grau" o uso de casas de banho públicos designados para "pessoas do sexo feminino" por aqueles que não o sejam.
Lusa
  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.