sicnot

Perfil

Mundo

Pyongyang considera ataque contra embaixador dos EUA em Seul um "castigo justo"

"Castigo justo para os belicistas dos Estados Unidos", disse a agência oficial da Coreia do Norte KCNA no título de um breve texto, no qual o ataque contra Lippert é apelidado de "expressão de resistência". 

Chung Ha-chong

A KCNA afirmou que o ataque refletia a opinião pública sul-coreana "crítica para os Estados Unidos por causarem uma crise na península coreana com perigosas manobras militares conjuntas". 


As manobras militares conjuntas anuais, que geram sempre tensões com a Coreia do Norte, começaram na segunda-feira e implicam milhares de tropas sul-coreanas e norte-americanas. 


Kim Ki-jong, o homem que atacou Lippert com uma faca, disse à polícia que a sua oposição aos exercícios militares foi o principal motivo do ataque. 


Fontes médicas, citadas pela agência noticiosa francesa AFP, disseram que Mark Lippert, de 42 anos, está já a recuperar da cirurgia a que foi submetido, depois de ter sofrido cortes na cara e num dos braços. 


O embaixador deverá ficar hospitalizado para observação durante mais três ou quatro dias, acrescentaram. 


"Estou bem e animado!", disse Lippert, numa mensagem na rede social "Twitter", a partir do hospital. 


"Estarei de volta o mais rapidamente possível para fazer avançar a aliança EUA-Coreia do Sul", escreveu. 


Os Estados Unidos já condenaram o "ato de violência".  


Os Estados Unidos e a Coreia do Sul promovem esta semana os seus exercícios militares anuais conjuntos, que geralmente provocam um aumento da tensão com a vizinha Coreia do Norte. 


As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz. 

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC