sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca indignada com destruição das ruínas iraquianas de Nimrod

A Casa Branca manifestou esta sexta-feira indignação com a destruição, na quinta-feira, das ruínas da antiga cidade assíria de Nimrod, no Iraque, por elementos do Daesh, considerando-o "incompreensível".

© Radu Sigheti / Reuters

"Profundamente triste com a destruição incompreensível de obras históricas, culturais e religiosas do Iraque, incluindo o recente ataque contra Nimrud", escreveu no Twitter o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

A destruição das ruínas de Nimrud ocorreu na quinta-feira e foi denunciada pelo ministro do Turismo e das Antiguidades iraquiano.

"Ignoramos o grau de destruição" provocado, afirmou um responsável iraquiano, citado pela agência noticiosa AFP.

A UNESCO considerou também hoje como um "crime de guerra" a destruição das ruínas, bem como a Al-Azhar, uma prestigiada instituição teológica do islão sunita.

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.
  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07