sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca indignada com destruição das ruínas iraquianas de Nimrod

A Casa Branca manifestou esta sexta-feira indignação com a destruição, na quinta-feira, das ruínas da antiga cidade assíria de Nimrod, no Iraque, por elementos do Daesh, considerando-o "incompreensível".

© Radu Sigheti / Reuters

"Profundamente triste com a destruição incompreensível de obras históricas, culturais e religiosas do Iraque, incluindo o recente ataque contra Nimrud", escreveu no Twitter o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

A destruição das ruínas de Nimrud ocorreu na quinta-feira e foi denunciada pelo ministro do Turismo e das Antiguidades iraquiano.

"Ignoramos o grau de destruição" provocado, afirmou um responsável iraquiano, citado pela agência noticiosa AFP.

A UNESCO considerou também hoje como um "crime de guerra" a destruição das ruínas, bem como a Al-Azhar, uma prestigiada instituição teológica do islão sunita.

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.
  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".