sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca indignada com destruição das ruínas iraquianas de Nimrod

A Casa Branca manifestou esta sexta-feira indignação com a destruição, na quinta-feira, das ruínas da antiga cidade assíria de Nimrod, no Iraque, por elementos do Daesh, considerando-o "incompreensível".

© Radu Sigheti / Reuters

"Profundamente triste com a destruição incompreensível de obras históricas, culturais e religiosas do Iraque, incluindo o recente ataque contra Nimrud", escreveu no Twitter o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

A destruição das ruínas de Nimrud ocorreu na quinta-feira e foi denunciada pelo ministro do Turismo e das Antiguidades iraquiano.

"Ignoramos o grau de destruição" provocado, afirmou um responsável iraquiano, citado pela agência noticiosa AFP.

A UNESCO considerou também hoje como um "crime de guerra" a destruição das ruínas, bem como a Al-Azhar, uma prestigiada instituição teológica do islão sunita.

A semana passada, elementos do Estado Islâmico divulgaram um vídeo com imagens de alguns dos seus membros a destruírem esculturas pré-islâmicas no norte do Iraque.
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47